Uma Abordagem Articuladora da Mediação Pedagógica no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n4p531-536Resumo
Esse artigo tem por objetivo apresentar uma discussão acerca da Mediação Pedagógica pautada no princípio da articulação entre o ensino e aprendizagem. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados, buscando fundamentar essas discussões. A mediação pedagógica desenvolvida no contexto do Ensino Superior na modalidade híbrida ou a distância se constitui pela integração de três elementos, materiais, atividades e interações. Em se tratando das interações, especificamente do professor/tutor com os estudantes, destaca-se a importância da tríade mediadora - pedagógica, operacional e afetiva -, a qual envolve ações de feedback de natureza diversa, mas são ações essenciais para propiciar o engajamento do estudante no curso. Ressalta-se ainda que o estudante de um curso de graduação é um adulto jovem ou não, que já traz em sua trajetória de vida experiências vivenciadas ao longo do processo de escolaridade e, muitas vezes, aquelas relacionadas ao mundo do trabalho. Essas discussões evidenciaram a necessidade de considerar o conhecimento prévio do aluno, assim como, propiciar o aprendizado teórico e prático para que a mediação pedagógica possa favorecer uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências necessárias para atuar profissionalmente na sociedade tecnológica do conhecimento.
Palavras-chave: Aprendizagem do Adulto. Tríade da Interação. Teoria e Prática
Abstract
This article aims to present a discussion about Pedagogical Mediation based on the principle of articulation between teaching and learning. To this end, a bibliographic research was carried out in different databases seeking to support these discussions. The pedagogical mediation developed in the context of Higher Education in the hybrid or distance modality is constituted by the integration of three elements, materials, activities and interactions. When it comes to interactions, specifically between the teacher/tutor and the students, we highlight the importance of the mediating triad - pedagogical, operational and affective -, which involves feedback actions of a different nature, but are essential actions to promote the student’s engagement in the course. It is also noteworthy that the student of an undergraduate course is a young adult or not, who already brings in his or her life trajectory experiences lived throughout the schooling process and, often, those related to the world of work. These discussions highlighted the need to consider the student's prior knowledge, as well as to provide theoretical and practical learning so that pedagogical mediation can favor meaningful learning and the development of skills necessary to work professionally in the technological knowledge society.
Keywords: Adult Learning. Interaction Triad. Theory and Practice
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