Gestão da Educação Básica: uma Análise à Luz da Visão Baseada em Recursos

Autores

  • Bruno Francisco Batista Dias UNIGRANRIO, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. RJ, Brasil.
  • Joysi Moraes Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. RJ, Brasil.
  • Sandra Regina Holanda Mariano Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p355-364

Resumo

A pesquisa buscou identificar as práticas organizacionais que melhor se relacionam com o desempenho das escolas públicas da educação básica, à luz da Visão Baseada em Recursos. Os dados foram obtidos por meio de questionário com 650 diretores de escolas públicas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Aplicou-se o modelo estatístico de análise envoltória de dados (DEA), para mensurar a eficiência relativa de unidades de tomada de decisão. O DEA permitiu identificar as melhores práticas organizacionais ou a melhor configuração de práticas organizacionais e recursos para atingir desempenho superior. Constatou-se que menos de 40% dos diretores das escolas conseguem mobilizar os recursos de forma a alcançar um desempenho superior. No caso analisado, os recursos intangíveis (capital humano e capital organizacional), gestores e práticas organizacionais adotadas revelaram-se como recursos que podem ser considerados estratégicos e fontes de desempenho superior, portanto, valiosos, raros, difíceis de imitar e organizáveis. Este último, principalmente, porque indica a capacidade dos diretores de organizar e utilizar os recursos disponíveis para alcançar um desempenho superior. Os desafios são enormes, pois menos de 40% dos diretores conseguem mobilizar os recursos disponíveis de forma a alcançar o desempenho desejado. Principalmente, porque os resultados mostram que os recursos intangíveis (capital humano e capital organizacional) explicam as discrepâncias entre os diferentes desempenhos. Em outros termos, o trabalho do gestor é fundamental para alcançar os objetivos pretendidos. Portanto, se o gestor não está apto a exercer a sua atividade, a escola não alcançará o desempenho pretendido.

Palavras-chave: Gestão. Escolas Públicas. Práticas organizacionais. Resultados. Visão Baseada em Recursos.

Abstract
The research sought to identify the organizational practices that best relate to the performance of public schools in basic education, an analysis under the Resource-Based View. The data were obtained through a questionnaire with 650 of public-school principals in the states of Rio de Janeiro and São Paulo. The statistical model of data envelopment analysis (DEA) was applied to measure the relative efficiency of decision-making units. The DEA allowed the identification of best organizational practices or the best configuration of organizational practices and resources to achieve superior performance. It was found that less than 40% of school principals can mobilize resources to achieve superior performance. In the case analyzed, intangible resources (human capital and organizational capital), managers, and organizational practices adopted proved to be resources that can be considered strategic and sources of superior performance, therefore, valuable, rare, difficult to imitate, and organizable. The last one, mainly, because it indicates the ability of directors to organize and use available resources to achieve superior performance. The challenges are enormous, as less than 40% of principals can mobilize the available resources to achieve the desired performance. Especially, because the results show that intangible resources (human capital and organizational capital) explain the discrepancies between the different performances. In other words, the manager's work is essential to achieve the intended objectives. Therefore, if the manager is not able to carry out his activity, the school will not achieve the desired performance.

Keywords: School management. Public schools. Organizational practices. Outcomes. Resource-Based View

Biografia do Autor

Bruno Francisco Batista Dias, UNIGRANRIO, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. RJ, Brasil.

Doutorando em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração (UNIGRANRIO). Mestre em Administração (Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFF/Volta Redonda).

http://lattes.cnpq.br/7505456729576385

Joysi Moraes, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. RJ, Brasil.

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Professora do Mestrado Profissional em Administração (PPGA/MPA/UFF). Professora Visitante da School of Education, University of Nottingham (UK). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).

http://lattes.cnpq.br/0522342291643601

Sandra Regina Holanda Mariano, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. RJ, Brasil.

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Mestrado Profissional em Administração (PPGA/MPA/UFF). Professora Visitante da Melbourne Graduate School of Education, University of Melbourne (2019). Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1997).

http://lattes.cnpq.br/4506371398515412 

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

DIAS, Bruno Francisco Batista; MORAES, Joysi; MARIANO, Sandra Regina Holanda. Gestão da Educação Básica: uma Análise à Luz da Visão Baseada em Recursos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 355–364, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p355-364. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8898. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos