Aplicativos de Mensagens Instantâneas em Contextos de Aprendizagem

Autores

  • Josemeyre Bonifácio da Silva Marques
  • Katia Alexandra de Godoi e Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n1p38-42

Resumo

Resumo
O ensino a distância assumiu um papel fundamental com a Pandemia causada pelo coronavírus. Dessa forma, os aplicativos de mensagens instantâneas deixaram de ser apenas formas de comunicação social e assumiram papel importante dentro do contexto do ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise crítica das evidências disponíveis na literatura sobre a utilização de aplicativos de mensagem instantânea em contextos de aprendizagem. Para o recorte deste estudo se construiu a revisão integrativa da literatura, e com o levantamento bibliográfico. através da base de dados do Portal de Periódicos CAPES, com termos de busca: “instant messaging application and andragogy. Foram selecionados cinco artigos que tratavam dos seguintes aplicativos: Line, Telegram, WeChat e WhatsApp. Os artigos e as análises revelam, de modo geral, que os aplicativos de mensagem instantânea podem ser utilizados para disseminar informações; contribuir para a aprendizagem de alunos; promover mudanças no comportamento; melhorar a permanência dos estudantes em estudos; atuar como uma plataforma de ensino e aprendizagem colaborativa.

Palavras-chave: WhatsApp. WeChat. Line, Andragogia, Ensino Superior.

Abstract
Distance learning has taken on a fundamental role with the pandemic caused by the coronavirus. Therefore, instant messaging applications are no longer just forms of social communication and have assumed an important role within the teaching and learning context. The present work aimed to make a critical analysis of the evidence available in the literature on the use of instant messaging applications in learning contexts. For the cutoff of this study, an integrative literature review was carried out, and with the bibliographic survey through the CAPES Journal Portal database with search terms “instant messaging application and andragogy”. Five articles were selected that dealt with the following Applications: Line, Telegram, WeChat and WhatsApp applications. Articles and analyzes reveal, in general, that the use of instant messaging applications can be used to disseminate information; contribute to student learning; promote changes in behavior; improve students' stay in studies; act as a collaborative teaching and learning platform.

Keywords: WhatsApp. Wechat. Line. Andragogy. Higher Education

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

MARQUES, Josemeyre Bonifácio da Silva; DE GODOI E SILVA, Katia Alexandra. Aplicativos de Mensagens Instantâneas em Contextos de Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 38–42, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n1p38-42. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8896. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos