Sala de Aula Invertida: Interação Andragógica entre Professor e Aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p417-423

Resumo

Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar artigos de um levantamento bibliográfico sobre a sala de aula invertida para o processo de interação no modo da andragogia entre professores e estudantes. A base teórica que sustenta o uso da sala de aula invertida, nesse artigo é o sociointeracionismo cujos princípios se coadunam com a teoria da andragogia, pois nessa linha de pensamento a interação social promove a interação requerida no processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula invertida para estudantes adultos. Os procedimentos de pesquisa realizados na historicidade desse artigo envolveram o levantamento bibliográfico de artigos publicados no período de 2015 a 2017, cujos objetos se relacionem com o uso de recurso tecnológico, multimodal, isto é; modelo de aula online, bem como o processo de interação professor-aluno, na modalidade de ensino híbrido, via Flipped classroom - Sala de Aula Invertida. As análises foram fundamentadas na base teórica citada e nos aportes epistemológicos que versam sobre Flipped classroom, e letramentos digitais, considerando que esses estão implícitos no uso da sala de aula invertida, pois, para criar a sala de aula invertida é preciso uma leitura prévia de equipamentos digitais adequados nesse tipo de aula citado. A metodologia de pesquisa, escolhida foi da abordagem qualitativa, e o procedimento investigativo se constituiu de revisão bibliográfica. Nesse método, foram selecionados os artigos de uma planilha previamente elaborada, em cujo recorte selecionou-se oito artigos, os quais foram descritos e analisados. Os estudos indicaram ser possível o professor explorar estratégias que tendem a aumentar a interação professor-aluno, sendo a sala de aula invertida uma nova metodologia, e um recurso para a interação entre professores e estudantes, exequível no contexto digital atual.

Palavras-chave: Ensino. Sala de Aula invertida. Letramentos Digitais. Andragogia.

Abstract
This article aims to analyse articles from a bibliographil survey about the inverted classroom for the process of interaction int the mode of andragogy between teachers and students. The theoretical basis that supports the use of the inverted classroom, in this article is sociointeractionism whose principles are in line with the theory of andragogy, because in this line of thought social interaction promotes the interaction required in the teaching and learning process in the context of the flipped classroom for adult students. The research procedures carried out in the historicity of this article involved the bibliographical survey of articles published in the period from 2015 to 2017, whose objects are related to the use of technological, multimodal resources, that is; online classroom model, as well as the teacher-student interaction process, in the hybrid teaching modality, via Flipped classroom - Inverted Classroom. The analyzes were based on the aforementioned theoretical basis and on the epistemological contributions that deal with Flipped classroom, and digital literacies, considering that these are implicit in the use of the inverted classroom, because, to create the inverted classroom, a previous reading of digital equipment suitable for this type of class. The research methodology chosen was the qualitative approach, and the investigative procedure consisted of a bibliographic review. In this method, articles were selected from a previously prepared spreadsheet, in which eight articles were selected, which were described and analyzed. The studies indicated that it is possible for the teacher to explore strategies that tend to increase teacher-student interaction, the inverted classroom being a new methodology, and a resource for the interaction between teachers and students, feasible in the current digital selected, which were described and analyzed. The studies indicated that it is possible for the teacher to explore strategies that tend to increase teacher-student interaction, the inverted classroom being a new methodology, and a resource for the interaction between teachers and students, feasible in the current digital context.

Keywords: Teaching. Flipped classroom. Digital literacies. Andragogy.

Biografia do Autor

Erlinda Martins Batista, Uniderp - Anhanguera/Kroton

Membro da Comissão de Criação do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal - UNIDERP - Anhanguera.

Tutora Presencial do Curso de Pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação - DIEAD/SEDFOR/UFMS.

Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância - GINPEAD.

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UNOPAR/Docente

Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). UNOPAR, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

BATISTA, Erlinda Martins; ADRIANA SHEUER NANTES, Eliza. Sala de Aula Invertida: Interação Andragógica entre Professor e Aluno. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 417–423, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p417-423. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8859. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos