O Ensino de Arte e a EJA nos Documentos da Educação Básica em Tocantins: Desafios para a Formação Docente

Autores

  • Luis Gomes de Oliveira Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação do Campo. TO, Brasil.
  • Rosane Gomes de Araújo Universidade Federal do TocantinsUniversidade Federal do Tocantins, Curso de Educação do Campo. TO, Brasil.
  • Gustavo Cunha de Araujo Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação do Campo. TO, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1996-5959

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p427-432

Resumo

Resumo
A história da democratização da educação traz consigo uma luta da classe trabalhadora de jovens e adultos, para que a educação seja mais acessível e gratuita a todos. Assim, com a Constituição Federal de 1988, o direito à igualdade, à educação e à universalização do ensino influenciaram a criação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do ensino na educação brasileira. O artigo apresenta como objetivo compreender como a Arte e a EJA são concebidas nos documentos oficiais da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Tocantins. Esta pesquisa segue a abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de natureza documental. A disciplina de Arte não está bem delineada nos anos da Educação Básica deste Estado, uma vez que, embora os documentos analisados afirmem da importância dessa área para a produção de conhecimento, não deixam claro se essa disciplina ocorrerá em todo o Ensino Fundamental, Ensino Médio e na EJA. É possível afirmar, portanto, que os jovens e os adultos vão à escola não por obrigação, mas porque eles têm interesse e necessidade de aprender. Por isso, que deve ser considerado nos processos pedagógicos em artes desenvolvidos com eles, assim como nos documentos/legislações que regem a Educação Básica no Estado do Tocantins os seus saberes e experiências construídos ao longo de suas vidas.

Palavras-chave: Arte. Educação de Jovens e Adultos. Educação Básica. Tocantins.

Abstract
The history of the democratization of education brings with it a struggle by the working class of young and adults people to make education more accessible and free to all. Thus, with the 1988 Federal Constitution, the right to equality, to education, and the universalization of education influenced the public policies creation aimed at the development of teaching in Brazilian education. Its main objective is to understand how Art and Youth and Adult Education (YAE) are conceived in the official documents of Basic Education and YAE in the State of Tocantins, Brazil. This research follows the qualitative, descriptive and documental approach. The subject of Art is not well delineated in the years of Basic Education of this state, since, although the documents analyzed confirm the importance of this area for the knowledge production, they do not make clear if this subject will occur in the entire Elementary and High School Education, including in institutions that have YAE. It is possible to say, therefore, that young people and adults go to school not out of obligation, but because they have an interest and need to learn. That is why their knowledge and experiences built throughout their lives must be considered in the pedagogical processes in arts developed with them, as well as in the documents/legislations that govern basic education in the state of Tocantins.

Keywords: Art. Youth and Adult Education. Basic Education. Tocantins.

Biografia do Autor

Luis Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação do Campo. TO, Brasil.

Graduando em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela UFT. Cursou Iniciação Científica (PIBIC).

Rosane Gomes de Araújo, Universidade Federal do TocantinsUniversidade Federal do Tocantins, Curso de Educação do Campo. TO, Brasil.

Graduanda em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela UFT. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC).

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação do Campo. TO, Brasil.

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins. Docente vinculado ao Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Mestrado Profissional em Artes (UFU).

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Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos