Balizadores Teóricos de Aprendizagem na Educação Superior

Autores

  • Soraia Kfouri Salerno Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Elisabete Brisola Brito Prado
  • Samira Fayez Kfouri

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p384-388

Resumo

Resumo
O estudo aborda a aprendizagem do adulto na Educação Superior, tema relevante para profissionais de Instituições de Educação Superior. A Educação Superior contempla uma história de conquista de jovens e adultos pelo conhecimento. A universidade constitui suas bases, século XII a XVIII, e sua secularização a partir do século XIX, modelo que conhecemos hoje. Objetivou-se levantar balizadores de aprendizagem do adulto para escolhas profissionais, considerando o papel social da Educação Superior. Assim, levantamos nas raízes da Educação Superior o espaço de aprendizagem do adulto. Utilizamos como procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa pelo levantamento bibliográfico de referencia temática, destacando a abordagem de Malcolm Knowles em sua teoria de aprendizagem do adulto, com a expressão andragogia. Reconhecemos a especificidade do homem em formação, que o constitui em sociedade, assim, levantamos o processo constituinte de abordagens sobre andragogia em nosso tempo para elucidar elementos teóricos de apoio. Estudos sobre balizadores andragógicos trazem contribuições sobre peculiaridades dos estudantes adultos, bem como a mediação profissional com metodologias coerentes para a aprendizagem do adulto situado num contexto histórico e social.

Palavras-chave: Educação Superior. Aprendizagem. Pedagogia. Andragogia.

Abstract
The study addresses adult learning in Higher Education, a topic still with low adherence in Higher Education Institutions. Higher Education contemplates a history of winning young people and adults through knowledge. The university constitutes its bases, from the 12th to the 18th century, and its secularization from the 19th century, a model we know today. The objective was to raise adult learning guidelines for professional choices, considering the social role of Higher Education. Thus, we raised in the roots of Higher Education the adult learning space. We use as a methodological procedure, qualitative research through the bibliographic survey of thematic reference, highlighting the approach of Malcolm Knowles in his theory of adult learning, with the expression andragogy. We recognize the specificity of the man in training, who constitutes him in society, thus, we raise the constituent process of approaches on andragogy in our time to elucidate theoretical elements of support. Studies on andragogical beacons provide contributions on the peculiarities of adult students, as well as professional mediation with coherent methodologies for adult learning in a historical and social context.

Keywords: Higher Education. Learning. Adult. Pedagogy. Andragogy.

 

Biografia do Autor

Soraia Kfouri Salerno, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Políticas e Sistemas Educativos pela UNICAMP. Docente do Dpto de Educação da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

SALERNO, Soraia Chafic El Kfouri Salerno; PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito; KFOURI, Samira Fayez. Balizadores Teóricos de Aprendizagem na Educação Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 384–388, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p384-388. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8806. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos