Conhecimento dos Professores que Atuam no Âmbito Escolar Acerca dos Primeiros Socorros

Autores

  • Rosa Caroline Mata Verçosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASFACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS
  • Marinnara Danielly Batista Porfirio Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Mauricélia Michiles dos Santos Faculdade Estácio de Alagoas
  • Jefferson Ricardo da Silva Faculdade Estácio de Alagoas
  • Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n1p78-84

Resumo

Resumo
Acidentes na infância são comuns de acontecer no ambiente escolar havendo a necessidade de conhecimentos prévios sobre primeiros socorros pelos professores da educação básica. A falta de conhecimento técnico-científico adequado pode levar a condutas inapropriadas no atendimento de crianças vítimas de acidentes, acarretando em sequelas e podendo evoluir para a morte. Esse estudo tem como objetivo identificar os conhecimentos sobre primeiros socorros de professores que atuam no ambiente escolar frente a situações de urgência e emergência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada no período de novembro de 2019, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, por meio da Biblioteca Virtual de Saúde., utilizando-se os descritores em ciências da saúde: “Knowledge”, “School teachers” e “First aid”. Foram incluídos oito estudos, publicados no período de 2014-2019. Os educadores apresentam conhecimento inadequado sobre primeiros socorros diminuindo a chance dos alunos receberem assistência adequada em caso de acidente na escola. Faz-se importante o treinamento dos professores escolares quanto às práticas de primeiros socorros, assim como, o reconhecimento de ações voltadas para prevenção e promoção dos agravos na saúde do escolar, objetivando melhor qualidade de vida das crianças.

Palavras-chave: Primeiros Socorros. Saúde Escolar. Conhecimento. Professores Escolares.

Abstract
Accidents in childhood are common to happen in the school environment with the need for prior knowledge about first aid by teachers of basic education. The lack of adequate technical-scientific knowledge can lead to inappropriate conduct in the care of children who are victims of accidents, resulting in sequelae and can evolve to death. This study aims to identify the knowledge about first aid by teachers who work in the school environment in the face of urgent and emergency situations. It is an integrative literature review. The research was carried out in the period of November 2019, in the databases: Latin American and Caribbean Literature Health Sciences, Nursing Database and Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, through the Virtual Health Library., using the health science descriptors: “Knowledge”, “School teachers” and “First aid”. Eight studies, published in the period 2014-2019, were included. Educators have inadequate knowledge of first aid, decreasing the chance of students receiving adequate assistance in the event of an accident at school. It is important to train school teachers in first aid practices, as well as to recognize actions aimed at preventing and promoting health problems in schoolchildren, aiming at a better quality of life for children.

Keywords: First Aid. School Health. Knowledge. School Teachers.

Biografia do Autor

Rosa Caroline Mata Verçosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASFACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

Enfermeira. Mestranda em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Docente da Faculdade Estácio de Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

VERÇOSA, Rosa Caroline Mata; BATISTA PORFIRIO SILVA, Marinnara Danielly; MICHILES DOS SANTOS, Mauricélia; DA SILVA, Jefferson Ricardo; EVANGELISTA PIRES DOS SANTOS, Raíssa Fernanda. Conhecimento dos Professores que Atuam no Âmbito Escolar Acerca dos Primeiros Socorros . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 78–84, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n1p78-84. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8805. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos