Uso de Livro-Texto Como Suporte nas Disciplinas de Cursos Universitários

Autores

  • Alessandro Costa da Silva Universidade Estadual do Maranhão, Departamento de Química e Biologia. MA, Brasil.
  • Marcos Eduardo Miranda Santos Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Biotecnologia. MA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p422-426

Resumo

Resumo
Embora haja livros didáticos nas bibliotecas como material de apoio para as disciplinas, tem-se a necessidade de mostrar aos estudantes as especificidades da região na qual vivem, visto que muitos desses livros são exógenos. Diante do exposto, o livro-texto Química Ambiental: uma abordagem introdutória e generalista, foi uma tentativa de encontrar um material didático que além de incluir assuntos da disciplina, apresentasse exemplos locais. Foram entrevistados estudantes, que revelaram que a utilização do livro-texto, além de uma ferramenta de apoio no decorrer da disciplina, também desempenhou um importante papel no processo de sua formação profissional e como cidadãos conscientes e atuantes no espaço geográfico em que vivem.

Palavras-chave: Material de Apoio. Percepção. Estudantes.

Abstract
Although there are schoolbooks in the libraries as support material for the subjects, there is a need to show students the specifics of the region where they live, since many of these schoolbooks are exogenous. Given the above, the textbook Environmental Chemistry: an introductory and generalist approach, was an attempt to find didactic material that in addition to including subjects of the discipline, presented local examples. Students were interviewed and revealed that the use of this textbook, in addition to being a support tool throughout the course, also played an important role in the process of their professional training and as conscious and active citizens in the geographical space in which they live.

Keywords: Support Material. Perception. Students.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

SILVA, A. C. da .; SANTOS, M. E. M. Uso de Livro-Texto Como Suporte nas Disciplinas de Cursos Universitários. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 422–426, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n3p422-426. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8793. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos