A Escola da Escolha no Rio Grande do Norte: Apontamentos Acerca do Papel do Professor

Autores

  • João Kaio Cavalcante de Morais IFRN
  • Lúcia de Fátima Monteiro
  • Ana Lúcia Sarmento Henrique

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p330-336

Resumo

Resumo
Nas últimas décadas se observa que entidades privadas vêm ganhando espaço nas escolas do país, sobretudo, naquelas de tempo integral. Essas organizações, ligadas ao grande capital, exercem pressão nas Instituições de Ensino e, consequentemente, no trabalho do professor. O objetivo do artigo é analisar o entendimento acerca da docência nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade da Educação (ICE), entidade responsável pela formação de professores que atuam nas escolas públicas de Ensino Médio em tempo integral vinculadas à Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) do Rio Grande do Norte. Além dos cadernos foram consultados estudos recentes que discorrem a respeito da formação de estudantes nas escolas de tempo integral, o que caracteriza o estudo como documental e bibliográfico. O método que fundamenta o texto é o materialismo histórico-dialético, proposto inicialmente por Marx e Engels (2019). No entendimento do ICE, o professor é um facilitador e mediador do projeto de vida dos estudantes. O docente deve conduzir os alunos ao domínio das suas próprias emoções, posto que assim podem ser sujeitos felizes, autônomos e solidários, prontos para conviver em uma sociedade em constante transformação. Com isso, percebe-se uma preocupação da entidade com o perfil esperado de professor alinhado aos pressupostos da lógica mercadológica e não com a formação humana integral dos sujeitos.

Palavras-chave: Ensino Médio. Tempo Integral. Formação Docente.

Abstract
In the past few years, it has been noticed that private organizations have gained space in public schools in Brazil. These entities changed the way of thinking about school education in the country, as they inserted the capitalism logic. These associations, associated with major capital, exert pressure on schools and consequently on the teacher's work. The objective of the article is to analyze the understanding about teaching in the Training Notebooks of Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). This entity is responsible for training teachers in high schools in Rio Grande do Norte state – Brazil. ICE Training Notebooks and studies were consulted which explain the full time school students’ formation, fact which makes this study bibliographic and documentary. The research method is the historical-dialectical materialism of Marx and Engels (2019). According to ICE, the teacher is a facilitator of the teaching and learning process. In this case, the teacher must take the students to learn to control their emotions, so they can live happily in a capitalist society. With that, a concern of the entity is perceived with the professor’s expected profile aligned with the professores market logic assumption.

Keywords: High School. Full Time. Teacher Training.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

CAVALCANTE DE MORAIS, João Kaio; MONTEIRO, Lúcia de Fátima; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A Escola da Escolha no Rio Grande do Norte: Apontamentos Acerca do Papel do Professor. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 330–336, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p330-336. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8775. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos