A Possibilidade do Ensino de Filosofia Para Criança: Uma Abordagem a Partir do Pensamento de Matthew Lipman

Autores

  • José Aparecido Pereira
  • Joaquim de Medeiros Neto

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2009v10n1p%25p

Resumo

O objetivo principal desse trabalho é realizar uma abordagem em que seja explicitado o Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Tal programa foi criado nas décadas de 60 e 70 tendo como objetivos principais a busca e o cultivo do raciocínio filosófico, o desenvolvimento da capacidade de pensar e de julgar. Ele busca o desenvolvimento da capacidade de julgamento e a cultura da reflexão, mediante a discussão em sala de aula. Para tanto, vale-se do diálogo investigativo em uma comunidade investigativa (sala de aula), com uma
metodologia específica e com material de apoio para os alunos e professores.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

PEREIRA, José Aparecido; MEDEIROS NETO, Joaquim de. A Possibilidade do Ensino de Filosofia Para Criança: Uma Abordagem a Partir do Pensamento de Matthew Lipman. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2009v10n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/877. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos