A Contribuição da Educação Ambiental para a Percepção Acerca do Consumo Sustentável

Autores

  • Camila Fritzen Cidón Universidade FEEVALE, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Qualidade Ambiental. RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4365-9035
  • Dusan Schreiber Universidade FEEVALE, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Qualidade Ambiental. RS, Brasil. Universidade FEEVALE, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. RS, Brasil. Universidade FEEVALE, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Indústria. RS, Brasil.
  • Giseli Vecchietti Universidade FEEVALE, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Qualidade Ambiental. RS, Brasil. Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p137-145

Resumo

Resumo
O comportamento de consumo indica decisões e preferências que são adotadas de forma progressiva na incorporação da ideia de que preocupações ambientais são importantes, gerando a percepção individual de que a justiça para com o meio ambiente está sendo promovida. A educação ambiental (EA) dos sujeitos prevê o envolvimento de um conjunto de atores sociais que busquem ações alternativas ao modelo de desenvolvimento corrente, que instiga os educandos para a análise crítica dos problemas socioambientais, derivados do consumo crescente e irresponsável para com o meio ambiente. Dessa forma, este estudo de caso exploratório pretende investigar, junto a graduandos de ensino superior, qual o grau de consciência ecológica desses indivíduos quanto a suas escolhas cotidianas, bem como a influência da educação formadora em seu comportamento. Para isso, um questionário foi aplicado em uma turma de graduação em uma universidade do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram que, apesar do amplo conhecimento dos principais problemas ambientais e da capacidade individual de transformação da realidade, e decisões de consumo que eventualmente contemplam os critérios de sustentabilidade, falta ampliar práticas mais sustentáveis no momento da escolha como consumidor. Tal achado pode ser explicado pela carência de estímulos no ambiente escolar, tão importante para a formação crítica e cidadã dos indivíduos. Como contribuição prática, sugere-se replicar o estudo em outros ambientes escolares, inclusive em diferentes níveis de ensino. Embora o número amostral da pesquisa seja reduzido, as respostas obtidas poderão servir para embasamento na formulação de métodos de aprendizagem que possam estimular o consumo responsável.

Palavras-chave: Consumo Consciente. Sustentabilidade. Meio Ambiente.

Abstract
Consumer behavior indicates decisions and preferences that are gradually adopted to incorporate the idea that environmental concerns are important, generating an individual perception that justice for the environment is being promoted. The subjects' environmental education provides for the involvement of a set of social actors that seek alternative actions to the current development model, which encourages students to critically analyze socio-environmental problems, derived from the growing and irresponsible consumption of the environment. In this way, this exploratory case study aims to investigate, together with undergraduate students, what is the degree of ecological awareness of these individuals regarding their daily choices, as well as the influence of training education on their behavior. For this, a questionnaire was applied to an undergraduate class at a university in Rio Grande do Sul. The results showed that, despite the wide knowledge of the main environmental problems and the individual capacity to transform reality, and consumption decisions that eventually contemplate the sustainability criteria, it is necessary to expand more sustainable practices when choosing as a consumer. This finding can be explained by the lack of stimuli in the school environment, which is so important for the critical and citizen education of individuals. As a practical contribution, it is suggested to replicate the study in other school environments, including at different levels of education. Although the sample number of the research is small, the answers obtained may serve as a basis for the formulation of learning methods that can stimulate responsible consumption.

Keywords: Conscious Consumption. Sustainability. Environmental.

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Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos