Quadra em Casa! Vozes Docentes Sobre o Ensino de Educação Física em Tempos de Pandemia

Autores

  • Sabrina da Silva Neves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino. RN, Brasil.
  • Francisco Vieira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino. RN, Brasil. E-mail: francisco.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p61-68

Resumo

Resumo
Ao final do ano de 2019 e início de 2020, o mundo passou a enfrentar a pandemia de um vírus altamente contagioso, surgido inicialmente na China, denominado novo coronavírus (Sars-CoV-2). Como medidas para contenção deste e diminuição dos casos de morte, tendo em vista, sua letalidade, diversos setores precisaram paralisar suas atividades, incluindo então a educação. Uma das formas de contornar as consequências do isolamento social e contribuir para a melhoria do sistema imunológico concerne à prática regular de exercícios físicos, desde que com intensidade coerente. Diante disso, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como estão acontecendo as aulas de Educação Física no período da pandemia, a partir da perspectiva de professores/as da área. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como descritivo exploratório de abordagem mista, tendo como instrumento de coleta um questionário on-line, aplicado a um grupo de 30 professores de Educação Física de escolas públicas e privadas de Mossoró/RN. Os resultados demonstram que há uma ampla quantidade de plataformas que viabilizam o ensino remoto, entretanto, nem todos possuem acesso e conhecimento para utilizá-las. Por fim, apesar disso, destaca-se a importância das aulas de Educação Física, enquanto disciplina capaz de promover o desenvolvimento biopsicossocial discente, por meio de suas diversas práticas corporais, ainda que de forma remota, sobretudo, como forma de evitar o acometimento e/ou agravamento de aspectos psíquicos e o sedentarismo durante o longo período de isolamento social decorrente da pandemia.

Palavras-chave: Covid-19. Ensino Remoto. Prática Docente.

Abstract
At the end of the year of 2019 and early 2020, the world started to face the pandemic of a highly contagious virus, initially arisen in China, called new coronavirus (Sars-CoV-2). As measures to contain it and reduce the cases of death, considering its lethality, several sectors had to stop their activities, including education. One of the ways to circumvent the consequences of the social isolation and contribute to the immune system improvement concerns the regular practice of physical exercises, as long as it has a coherent intensity. Ahead of that, this research has the objective to analyze how the classes of physical education in the middle of the pandemic are happening, through the teachers’ perspective from the area. Methodologically, the study is characterized as exploratory descriptive of mixed approach, having as an collection instrument an online questionnaire, applied to a group of 30 Physical Education teachers from public and private schools from Mossoró/RN. The results show that there is a wide number of platforms that enable remote teaching, however, not everyone has access and knowledge to use them. Finally, despite that, the importance of Physical Education classes was highlighted as a subject e capable of promoting the student’s biopsychosocial development, through its various body practices, albeit remotely, especially as a way to avoid the involvement and/or worsening of psychic aspects and sedentary lifestyle during the period of social isolation resulting from the pandemic.

Keywords: Covid-19. Remote Teaching. Teaching Practice.

Biografia do Autor

Sabrina da Silva Neves , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino. RN, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi - Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino. RN, Brasil. E-mail: francisco.

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFERSA). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

NEVES , Sabrina da Silva; SILVA, Francisco Vieira da. Quadra em Casa! Vozes Docentes Sobre o Ensino de Educação Física em Tempos de Pandemia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 61–68, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p61-68. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8735. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos