Telegram como um Recurso de Apoio Metodológico no Curso de Ciências Contábeis: Relato de Experiência

Autores

  • André Juliano Machado Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p325-334

Resumo

Resumo
Este trabalho tem como objetivo proceder um relato de experiência na disciplina de Contabilidade Tributária do Curso de Graduação presencial em Ciências Contábeis, tendo como recurso de apoio metodológico a utilização do Telegram, um aplicativo caracterizado como um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem, em que é permitido ao usuário troca de mensagens, fotos, vídeos e arquivos de qualquer tipo, possibilitando a comunicação entre professor e aluno no compartilhamento de informações e materiais de aula. Trata-se de um estudo descritivo, com o objetivo de retratar as características de utilização do Telegram como suporte de apoio metodológico, levado a campo com abordagem qualitativa e que se ancora nas intersecções entre metodologias ativas e ações didático-pedagógica. O instrumento de coleta de dados foi o registro das interações realizadas no Telegram. Utilizou-se de categorias de análises, sendo essas: descrever, informar, confrontar e reconstruir. O início desta pesquisa ocorreu com a criação de um canal dedicado ao compartilhamento de informações e materiais da disciplina. Os resultados deste estudo indicaram um avanço na socialização e interatividade, promovendo discussões sobre os temas da disciplina, ampliando as capacidades de retorno de informações e reflexões do professor e suas práticas, o que favorece amplamente as mudanças. Conclui-se que, o uso de metodologias ativas de ensino realizadas, por meio deste aplicativo, contribuem no campo de conhecimento, quanto às potencialidades do Telegram, na socialização, na comunicação, na mediação e ao estímulo para a continuidade dos estudos.

Palavras-chave: Ensino. Ensino Híbrido. Contabilidade Tributária. Letramentos Digitais.

Abstract
This work aims to provide an experience report in the Tax Accounting discipline of the on-site undergraduate course in Accounting Sciences, using Telegram as a methodological support resource, an application characterized as a cloud-based instant messaging service, where the user is allowed to exchange messages, photos, videos and files of any kind, enabling communication between the professor and the student in the sharing of information and class materials. This is a descriptive study, with the objective of portraying the characteristics of using Telegram as a support for methodological support, carried out in the field with a qualitative approach and anchored in the intersections between active methodologies and didactic-pedagogical actions. The data collection instrument was the recording of interactions carried out on the Telegram. Analysis categories were used, namely: describe, inform, confront and reconstruct. The beginning of this research took place with the creation of a channel dedicated to sharing the discipline's information and materials. The results of this study indicated an advance in socialization and interactivity, promoting discussions on the subjects of the discipline, expanding the professors’ ability to return information and reflections and their practices, which largely favors changes. It is concluded that the use of active teaching methodologies carried out, through this application, contributes to the field of knowledge, regarding the potential of Telegram, in socialization, communication, mediation and encouragement in the continuity of studies.

Keywords: Teaching. Hybrid Teaching. Tax Accounting. Digital Literacies.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

MACHADO, André Juliano; NANTES, Eliza Adriana Sheuer. Telegram como um Recurso de Apoio Metodológico no Curso de Ciências Contábeis: Relato de Experiência. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 325–334, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n3p325-334. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8700. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos