A Interferência da Língua Materna na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira

Autores

  • Graciele de Cássia Bianchi Vicente

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2009v10n1p%25p

Resumo

A língua materna acompanha o aprendiz durante todo o processo de aprendizagem de língua estrangeira. Por esta razão, é comum que ele transfira este conhecimento prévio para a aprendizagem do que é novo ou diferente. Como consequência da transferência, o aprendiz pode ‘acertar’ quando há equivalência nas estruturas da língua materna com as da língua estrangeira ou ‘errar’ quando as estruturas não são equivalentes resultando, às vezes, problemas na comunicação. Para demonstrar como esse fenômeno ocorre, foi realizado um estudo contrastivo apresentando alguns adjetivos que sofrem flexão de gênero na língua francesa mas que na língua portuguesa são invariáveis, razão pela qual o aprendiz tende a não flexionar o adjetivo na língua francesa ou usá-lo de forma incorreta.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

VICENTE, Graciele de Cássia Bianchi. A Interferência da Língua Materna na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2009v10n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/870. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos