Utilização do Geoprocessamento para a Melhoria da Locomoção na Universidade

Autores

  • Elton Massahiro Saito Loures Universidade Estadual de Londrina
  • Erick Eidy Osawa
  • Matheus Carnelutt Chafrão
  • Thais Cardoso da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n1p85-91

Resumo

Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação estão expandindo e influenciando a vida social, de modo que buscam auxiliar a aprendizagem colaborativa e proporcionar aos indivíduos a interação e produção em conjunto, permitindo com que o grupo possa transmitir ao público informações com o intuito de coadjuvar com determinadas necessidades e de fácil acesso. Grandes avanços têm ocorrido na aplicação de ferramentas computacionais de geoprocessamento, possibilitando ao público analisar e integrar dados de diversos locais com o uso de mapas, permitindo com que o usuário personalize com seus registros e possa compartilhar informações, elaborando e divulgando os seus próprios ao público pela internet. A fim de amenizar situações conflituosas, no que diz respeito à busca de determinados locais e fortalecer o conhecimento sobre a Universidade Estadual de Londrina, um site adaptado aos dispositivos móveis foi elaborado, utilizando ferramentas de desenvolvimento Web, com o intuito de unificar os novos meios de comunicação vinculados com o crescimento tecnológico informacional com a visibilidade e a acessibilidade da Universidade, ao passo que se amplia também a integração entre estudantes e visitantes das mediações, buscando orientar transeuntes e toda a comunidade universitária, que se deslocam por esta região na cidade de Londrina. Ademais, o projeto foi desenvolvido se pautando na utilidade pública, a fim de servir como uso comum e inerente ao cotidiano das pessoas, estimulando assim o desenvolvimento de novas propostas no que tange ao bem-estar coletivo.

Palavras-chave: Conhecimento. Geoprocessamento. Locomoção. Tecnologia. Comunicação.

Abstract
Information and communication technologies are expanding and influencing social life, so they seek to assist collaborative learning and provide individuals with interaction and production together, allowing the group to convey information to the public with the purpose of assisting with certain needs and easy access. Great advances have been made in the application of computational geoprocessing tools, allowing the public to analyze and integrate data from several locations with the use of maps, allowing the user to personalize with their records and to share information, elaborating and disseminating their own to the public through Internet. In order to alleviate conflicting situations regarding the search of certain places and to strengthen the knowledge about the State University of Londrina, a website adapted to mobile devices was elaborated, using web development tools, with the aim of unifying the new media communication links with the informational technological growth with the University visibility and accessibility, while also increasing the integration between students and visitors of mediations, seeking to guide passers-by and the entire university community that move through this region in the city of Londrina. In addition, the project was developed based on public utility, in order to serve as a common and inherent use of people's daily life, thus stimulating the development of new proposals regarding collective well-being.

Keywords: Knowledge. Geoprocessing. Locomotion. Technology. Communication.

Biografia do Autor

Elton Massahiro Saito Loures, Universidade Estadual de Londrina

Atualmente Estudante no departamento de Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

SAITO LOURES, Elton Massahiro; OSAWA, Erick Eidy; CARNELUTT CHAFRÃO, Matheus; CARDOSO DA SILVA, Thais. Utilização do Geoprocessamento para a Melhoria da Locomoção na Universidade. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 85–91, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n1p85-91. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8695. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos