Logicamente: uma Plataforma Digital para Estimulação das Funções Executivas

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p488-492

Resumo

Resumo
As funções executivas têm um papel fundamental para o desempenho acadêmico, pois elas são responsáveis pelo controle, monitoramento e regulação das ações, pensamentos e emoções. Desta forma, o estímulo a essas funções pode trazer contribuições importantes para o processo de aprendizagem e uma das estratégias que vem sendo utilizada para essa estimulação é através do uso de variados jogos digitais. Portanto, este artigo tem por objetivo relatar os achados iniciais das interações de diversos usuários com o jogo Torre de Hanói, que compõe a plataforma de jogos intitulada LogicaMente. Para tanto, foram coletadas informações de 3.524 partidas realizadas por 1.324 jogadores de diferentes faixas etárias e de ambos os sexos e dentre os resultados, foi identificado que apenas 32,5% dos jogadores conseguiram finalizar o jogo Torre de Hanói com o número mínimo de movimentações no modo fácil (com 3 discos) e menos ainda, 12,2% no modo difícil (com 4 discos). Como conclusão, foi identificado que houve um predomínio do público adulto de gênero feminino, que os interatores demonstram ter uma dificuldade em concluir o jogo na menor quantidade de movimentos, mas observou-se que a persistência pode ter sido um dos motivadores para que os jogadores obtivessem êxito a partir das suas novas tentativas.

Palavras-chave: Funções Executivas. Jogos Digitais. Torre de Hanói.

Abstract
The executive functions play a key role in academic performance, as they are responsible for controlling, monitoring, and regulating actions, thoughts, and emotions. In this way, stimulating these functions can bring contributions for the learning process and one of the approaches that have been used for this stimulation is through the use of various digital games. Therefore, this article aims at reporting initial findings of the interactions of several users with the game Tower of Hanoi, which is part of the game platform entitled LogicaMente. For this purpose, information were collected over 3,524 matches played by 1,324 players from different age groups and both genders and among the results, it was identified that only 32.5% of the players managed to finalize the Tower of Hanoi game with the minimum number of movements in easy mode (with 3 discs) and even less, 12.2% in difficult mode (with 4 discs). As a conclusion, it was noticed a predominance of adult female players, the interactors had difficulty in completing the game with the minimum amount of movements. However, it was observed that persistence may have been one of the motivators for the players to succeed from their new attempts.

Keywords: Executive Functions. Digital games. Tower of Hanoi.

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

CARAPIÁ, A. S. .; BASTOS, L. R. .; SOUSSA, M. R. B.; ALVES, L. R. G. .; SANTOS, W. de S. . Logicamente: uma Plataforma Digital para Estimulação das Funções Executivas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 488–492, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p488-492. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8687. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos