Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Superior: A Visualidade como Recurso em Sala de Aula

Autores

  • Mariana Oliveira de Carvalho
  • Sônia Maria Mendes França

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2009v10n1p%25p

Resumo

A sociedade atual, denominada sociedade da informação e do conhecimento, tem impulsionado o uso das novas tecnologias comunicacionais e exigido novas posturas dos profissionais da educação. O presente artigo visa analisar a percepção do docente frente às novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs na educação superior, mais precisamente a imagem visual na sala de aula. Desta forma, realizou-se uma pesquisa de campo com docentes que ministram aulas nos cursos superiores das áreas humanas e exatas da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Londrina-PR, visando verificar tais objetivos. Os resultados apresentam avanços e recuos frente aos novos aparatos tecnológicos e sinalizam a preocupação do docente em tornar as aulas mais significativas com a utilização das novas tecnologias comunicacionais. Acredita-se que os novos recursos tecnológicos sobre a visualidade podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, visando à aprendizagem de forma mediada e interativa.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE CARVALHO, Mariana Oliveira; FRANÇA, Sônia Maria Mendes. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Superior: A Visualidade como Recurso em Sala de Aula. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2009v10n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/867. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos