Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino da Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Weslaine Granella Oenning Universidade o Estado de Mato Grosso, Programa e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MT, Brasil.
  • Minéia Cappellari Fagundes Universidade o Estado de Mato Grosso, Programa e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MT, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9016-1128

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p46-54

Resumo

Resumo
Considerando a necessidade da inserção das tecnologias digitais direcionadas para a aprendizagem, os Objetos Digitais de Aprendizagem apresentam grandes possibilidades para contribuir com a produção do conhecimento matemático. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo verificar os tipos de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Matemática, que constam em Artigos e Dissertações Brasileiras publicadas entre os anos de 2010 a 2020, coletados em cinco bancos de dados on-line. Além disso, apresenta o tratamento e análise qualitativa dos dados com o software MAXQDA, o qual possui como principal finalidade, facilitar e acelerar a análise qualitativa de dados através de codificações e categorização. Nesse sentido, esta pesquisa utiliza a revisão sistemática de literatura como metodologia de pesquisa. Por fim, após a análise, foram categorizados os Objetos Digitais de Aprendizagem em oito categorias, e se verificou que a categoria softwares teve destaque como o principal tipo de Objetos Digitais de Aprendizagem, em maior parte, esses estavam ligados ao estudo do conteúdo de geometria.

Palavras-chave: Objetos Digitais de Aprendizagem. Matemática. Análise de Dados Qualitativos.

Abstract
Considering the need for the insertion of digital technologies aimed at learning, Digital Learning Objects present great possibilities to contribute to the production of mathematical knowledge. Therefore, the present work aims to verify the types of Digital Learning Objects in Mathematics Teaching which are listed in Brazilian Articles and Dissertations published between the years 2010 to 2020, collected in five online databases . In addition, it presents the data treatment and qualitative analysis with the MAXQDA software, which has as its main purpose to facilitate and accelerate the data qualitative analysis through encodings and categorization. Thus, this research uses systematic literature review as a research methodology,. Finally, after the analysis, the Digital Learning Objects was divided into eight categories, and it was found that the software category stood out as the main type of Digital Learning Objects, mostly, they were linked to the study of geometry content.

Keywods: Digital Learning Objects. Math. Qualitative Data Analysis.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

OENNING, Weslaine Granella; FAGUNDES, Minéia Cappellari. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino da Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 46–54, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p46-54. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8660. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos