Perspectiva Docente Sobre a Utilização do Método Abacada para a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual

Autores

  • Joseli Maria Jofre Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6083-7449
  • Givan José Ferreira Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil.
  • Silmara Morais Vargas David Escola de Educação Especial Despertar. PR, Brasil.
  • Cláudia Mara Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n2p167-172

Resumo

As dificuldades encontradas no processo de alfabetização de alunos com necessidades educativas especiais motivaram a realização dessa pesquisa. O estudo teve como objetivo verificar se os alunos com deficiência intelectual, de uma Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial do norte do Paraná, tiveram progressos na alfabetização com a utilização de determinada estratégia de ensino, popularmente conhecida como ABACADA. O estudo é pautado em pesquisa bibliográfica que elabora um breve histórico da Educação Especial no Brasil, os métodos de alfabetização que fundamentam a proposta e os resultados obtidos com uma pesquisa de campo, realizada durante três meses, por meio de um questionário com quinze professores que trabalham com a proposta de ensino desde 2017, na instituição supracitada. Na conclusão do trabalho, são demonstrados os resultados positivos obtidos para a alfabetização e apresentadas contribuições para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos limítrofes ou com deficiência intelectual.

 

Palavras-chave: Educação Especial. Alfabetização. Estratégia de Ensino.

 

Abstract

The difficulties found along the literacy process of students with special educational needs motivated this research. The study aimed at verifying if students with intellectual disabilities, from a School of Basic Education in Special Education in the Northern of Paraná, had any progress at literacy with the use of a specific teaching strategy, popularly known as ABACADA. The study is grounded in bibliographic research that elaborates a brief history of Special Education in Brazil, the literacy methods that support the proposal and the results obtained with a field research, carried out during three months, through a questionnaire with fifteen teachers who have worked with a teaching proposal since 2017, at the aforementioned institution. At the work conclusion, the positive results applied to literacy and contributions to improve the students’ teaching-learning process with limited or intellectual disabilities are shown.

 

Keyword: Special Education. Literacy. Teaching Strategy.

Biografia do Autor

Joseli Maria Jofre, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil.

Mestranda na área de Ciências Sociais, pesquisadora da Educação Especial.

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

JOFRE, Joseli Maria; FERREIRA SANTOS, Givan José; MORAIS VARGAS DAVID, Silmara; SILVA, Cláudia Mara. Perspectiva Docente Sobre a Utilização do Método Abacada para a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 167–172, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n2p167-172. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8658. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos