Histórias em Quadrinhos: Desenvolvimento Cognitivo no Ensino Fundamental

Autores

  • Fabiana Lumi Kikuchi
  • Rosemari Bendlin Calzavara

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2009v10n1p%25p

Resumo

Por meio deste estudo propõe-se analisar as histórias em quadrinhos em livros didáticos de 2ª série do Ensino Fundamental, por ser um recurso de grande potencial didático-pedagógico e de fácil aceitação por parte dos alunos. Nessa faixa etária, as crianças estão em fase de alfabetização, e os quadrinhos, cuja característica mais marcante é a presença de textos verbais e não-verbais, podem mediar o interesse pelo hábito da leitura de diferentes gêneros textuais. Utilizou-se como metodologia leitura bibliográfica e análise de cinco livros didáticos de quatro editoras diferentes da disciplina de português, entre os anos de 1998 e 2004, sendo conhecidos e utilizados na cidade de Londrina. Os resultados obtidos foram satisfatórios, e conclui-se que há autores de livros didáticos que utilizam esse recurso relacionando aos conteúdos trabalhados, entretanto, alguns ainda estão atrelados a concepções conservadoras, deixando pouco espaço para os quadrinhos.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

KIKUCHI, Fabiana Lumi; CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Histórias em Quadrinhos: Desenvolvimento Cognitivo no Ensino Fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2009v10n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/864. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos