A Temática Saúde na Perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Andreia de Freitas Zômpero UNOPAR e UEL
  • Joel Pereira de Oliveira Filho UNIAN
  • Márcio Luis dos Santos UNIAN

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p430-436

Resumo

Resumo
O presente artigo apresenta uma análise a respeito da temática saúde nos documentos oficiais de ensino, a fim de evidenciar as orientações metodológicas contidas nesses documentos para o tema em discussão. Com objetivo de se levantar nos documentos oficiais de ensino as orientações propostas para o trabalho com a temática saúde nas escolas. Foi realizada uma pesquisa documental com levantamento prévio dos seguintes documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais Tema Transversal Saúde (1997), Parâmetros Curriculares Nacionais Ciências (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Como resultado se observa que os documentos convergem em pontos relativos ao autocuidado, ao cuidado coletivo e no que se refere à visão holística do corpo humano no sentido da manutenção de um equilíbrio das suas funções, além de apontarem encaminhamentos que a saúde seja abordada não apenas em aspectos conceituais, mas também de maneira a envolver atitudes. Encontram-se nos PCN orientações mais precisas para o trabalho com esta temática nas escolas. Na Base Nacional Comum Curricular (2018) se encontram orientações normativas para construção dos currículos das escolas e redes de ensino, porém não há orientações metodológicas para essa temática na escola e sim menção aos assuntos, que devem ser abordados, em cada etapa da escolarização. Neste contexto, Estados e municípios devem, a partir da BNCC, construir seus documentos normativos com orientações didáticas.

Palavras-chave: Ensino de Saúde. Documentos de Ensino. Práticas Educativas.

Abstract
This article presents an analysis of the health theme in official teaching documents in order to highlight the methodological guidelines contained in these documents for what is under discussion. The objective was to raise the guidelines proposed for working with health issues in schools in official teaching documents. A documentary research was carried out with a previous survey of the following documents: National Curriculum Parameters Cross-cutting Health Theme (1997), National Curriculum Parameters Science (1997) and the Common Curricular National Base (2018). As a result, it is observed that the documents converge on points related to self-care, collective care and regarding the holistic view of the human body in order to maintain a balance of its functions, in addition to pointing out directions that health is addressed not only in conceptual aspects, but also in a way to involve attitudes. More precise guidelines are found in PCN for working with this theme in schools. The National Common Curricular Base (2018) contains normative guidelines for the construction of school curricula and education networks, however, there are no methodological guidelines for this theme at school, but rather mention of the issues that must be addressed at each schooling stage. In this context, states and municipalities must, from the BNCC, build their normative documents with didactic guidelines.

Keyword: Health Teaching. Teaching Documents. Educational Practices.

Biografia do Autor

Joel Pereira de Oliveira Filho, UNIAN

Mestrando do Programa em Ensino de Ciências e Saúde

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

ZÔMPERO, Andreia de Freitas; PEREIRA DE OLIVEIRA FILHO, Joel; SANTOS, Márcio Luis dos. A Temática Saúde na Perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 430–436, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p430-436. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8624. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos