Tecnologias Digitais para o Ensino de Psicologia Comportamental: Experiência de um Curso de Formação Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p350-354

Resumo

As tecnologias digitais são ferramentas on-line que podem oportunizar um ensino inovador, bem como podem facilitar o trabalho de docentes e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. No que tange à Educação, a partir de uma perspectiva analítico-comportamental, um sistema educacional realmente eficiente não pode ser estabelecido até que se compreendam os processos de aprendizagem e de ensino. Ainda, de acordo com esta abordagem, existe a necessidade de ensinar o professor a ensinar, e para tanto, a análise científica do comportamento pode oferecer auxílio. Assim, desde que seus princípios sejam usados adequadamente, a Análise do Comportamento poderá contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem. Frente a esta contextualização, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as contribuições e/ou dificuldades referentes ao uso de tecnologias, a partir do ponto de vista de participantes de um curso de Formação Docente voltado ao ensino de Psicologia Comportamental. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line, sendo os resultados analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Evidenciou-se que o uso de tecnologias foi favorável, pois a maioria das participantes relatou a praticidade para acessar os materiais, bem como para a troca de conhecimentos e o recebimento de feedbacks que oportunizava o esclarecimento das dúvidas. Assevera-se que, além do domínio do conteúdo, os docentes precisam conhecer a tecnologia de ensino, bem como usufruir das tecnologias digitais, para que os processos de ensino e de aprendizagem ocorram o mais próximo do desejado.

Palavras-chave: Ensino Híbrido. Psicologia Comportamental. Tecnologias Digitais.

Abstract
Digital technologies are online tools that can provide innovative teaching, as well as facilitate the teachers work and contribute to the learning of their students. Concerning Education, from an analytical-behavioral perspective, an efficient educational system cannot be established until the learning and teaching processes are understood. Still according to this approach, there is a need to teach the teacher how to teach, and for that, behavior scientific analysis can offer support . Thus, as long as its principles are used properly, Behavior Analysis can contribute to the teaching and learning processes. Faced with this context, the general objective of this research was analyze the contributions and / or difficulties related to the use of technologies, from the participants’ point of view in a Teacher Training course aimed at teaching Behavioral Psychology. The data collection instrument was an online questionnaire, being the results analyzed based on the assumptions of the Discursive Textual Analysis. It was evidenced that the use of technologies was favorable, since most participants reported the practicality to access the materials, as well as to exchange knowledge and receive feedbacks that provided the opportunity to clarify doubts. It is asserted that in addition to the domain of content, teachers need to know the teaching technology, as well as take advantage of digital technologies, so that the teaching and learning processes occur as close as desired.

Keywords: Hybrid Teaching. Behavioral Psychology. Digital Technologies.

Biografia do Autor

Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. PR, Brasil.

Professora Pedagoga do Colégio Estadual Cristo Rei. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio (PPGEN/UENP/CP). Especialista em Políticas Públicas para a Educação. Licenciada em Pedagogia. Tecnóloga em Informática. Seus estudos voltam-se à área de ensino; análise do comportamento; psicologia da educação.

Marília Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. PR, Brasil.

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPEDUC – Estudos e Pesquisas em Educação (UENP/CNPq).  Seus estudos voltam-se à área de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento.

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. PR, Brasil.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Doutor em Informática, Mestre em Educação.

 

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

GENNARI, A. P. G. A. .; BLANCO, M. B.; COELHO NETO, J. Tecnologias Digitais para o Ensino de Psicologia Comportamental: Experiência de um Curso de Formação Docente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 350–354, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p350-354. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8546. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos