O Método de Aula Invertida: uma Revisão de Literatura sobre Pesquisas Brasileiras em Formação Docente e Ensino de Ciências

Autores

  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Keila Souza Boldrin Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p402-408

Resumo

Resumo
A sala de aula invertida, em inglês “flipped classroom”, é uma das denominadas metodologias ativas que tem sido implementadas nas escolas, a partir de 2007. Ela consiste em inverter a lógica da aula e disponibilizar previamente materiais em vídeo, texto, áudio etc., de modo que os estudantes tenham um contato preliminar com o tema antes da aula. Trata-se de uma proposta inovadora de ensino e nos propusemos a investigar se o tema tem estado presente na pauta de pesquisas acadêmicas nacionais. Neste artigo discutimos um estudo que teve por objetivo identificar pesquisas brasileiras que investigaram o uso da metodologia de sala de aula invertida. Especificamente, nesse grupo de pesquisas, analisar as que estão no âmbito do Ensino Superior, da formação (inicial e continuada) de professores e do ensino de Ciências. O método foi o estudo bibliométrico utilizando o Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o corte temporal de 2014 a 2019, no âmbito de pesquisas nas áreas de Avaliação da Capes: Educação, Ensino e Interdisciplinar. Em conclusão foram identificadas três dissertações com foco nos temas elencados e analisados seus objetivos, fundamentação teórica e conclusões.

Palavras-chave: Flipped Classroom. Metodologias Ativas. Ensino Superior.

Abstract
Resumo
A sala de aula invertida, em inglês “flipped classroom”, é uma das denominadas metodologias ativas que tem sido implementadas nas escolas, a partir de 2007. Ela consiste em inverter a lógica da aula e disponibilizar previamente materiais em vídeo, texto, áudio etc., de modo que os estudantes tenham um contato preliminar com o tema antes da aula. Trata-se de uma proposta inovadora de ensino e nos propusemos a investigar se o tema tem estado presente na pauta de pesquisas acadêmicas nacionais. Neste artigo discutimos um estudo que teve por objetivo identificar pesquisas brasileiras que investigaram o uso da metodologia de sala de aula invertida. Especificamente, nesse grupo de pesquisas, analisar as que estão no âmbito do Ensino Superior, da formação (inicial e continuada) de professores e do ensino de Ciências. O método foi o estudo bibliométrico utilizando o Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o corte temporal de 2014 a 2019, no âmbito de pesquisas nas áreas de Avaliação da Capes: Educação, Ensino e Interdisciplinar. Em conclusão foram identificadas três dissertações com foco nos temas elencados e analisados seus objetivos, fundamentação teórica e conclusões.

Palavras-chave: Flipped Classroom. Metodologias Ativas. Ensino Superior.

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo; SOUZA BOLDRIN, Keila. O Método de Aula Invertida: uma Revisão de Literatura sobre Pesquisas Brasileiras em Formação Docente e Ensino de Ciências . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 402–408, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p402-408. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8543. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos