A Formação Acadêmica do Professor Universitário: uma Breve Crítica aos Programas de Formação

Autores

  • João Paulo Espindola Domingues Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • José Sabino Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. MS, Brasil.
  • Erlinda Martins Batista Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Luciana Paes de Andrade : Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n5p650-654

Resumo

Resumo
Este trabalho relata aspectos da formação docente na educação superior brasileira, com o intuito de investigar o perfil do educador. A modalidade de ensino superior é essencial para a formação de novos profissionais e há muitas mudanças na legislação que contemplam esse segmento educacional. Para traçar este perfil, usamos a revisão de literatura, com busca na base de dados Google Scholar, para traçar um panorama sobre essa temática, elucidando sobre o decorrer de seu desenvolvimento em âmbito nacional, enfatizando o papel do educador. Desse modo, observou-se que é relevante uma reflexão mais profunda acerca das práticas didáticas e possíveis mudanças, incluindo aí, por exemplo, a necessidade de uma formação continuada dos profissionais da Educação, que carecem de mais formação e desenvolvimento de competências distintas das desenvolvidas nos cursos de pós-graduação. Reconhece-se por intermédio de pesquisa que estes profissionais necessitam de preparo no que se refere à fundamentação teórica e prática para o uso de métodos didáticos adequados ao nível superior de ensino.

Palavras-chave: Docência. Ensino Superior. Educação Superior.

Abstract
This work presents teaching in Brazilian higher education, in order to investigate the profile of the educator. The higher education modality is essential for the training of new professionals and there are many changes in the legislation that cover this educational segment. To this end, we used the literature review with search in the Google Scholar database and tried to draw a panorama about this theme, elucidating the course of its development at the national level, emphasizing the role of the educator. Thus, it was observed that a deeper reflection on teaching practices and possible changes is relevant, including there, for example, the need for continuing education for education professionals, who need more training and development of skills different from those developed in graduate courses. It is recognized through research that these professionals need preparation in terms of theoretical and practical foundation for the use of teaching methods suitable for higher education.

Keywords: Teaching. Higher Education. College Education.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

DOMINGUES, João Paulo Espindola; SABINO, José; BATISTA, Erlinda Martins; ANDRADE, Luciana Paes de. A Formação Acadêmica do Professor Universitário: uma Breve Crítica aos Programas de Formação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 5, p. 650–654, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n5p650-654. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8485. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos