O Ensino da Programação e o Desenvolvimento do Pensamento Lógico: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Rodrigo Shimasaki Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.; e Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p197-205

Resumo

Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a Lógica de Programação voltada para o contexto de ensino e aprendizagem por meio de uma revisão sistemática de literatura. Considerando que a tecnologia se faz presente em todas as atividades do cotidiano, torna-se cada vez mais evidenciada a necessidade de propiciar o desenvolvimento do pensamento crítico, lógico e científico dos estudantes. Assim, busca-se identificar e analisar artigos científicos publicados nos últimos seis anos no repositório do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). O método utilizado para coleta de dados, com definição de critério de inclusão e exclusão, permitiu a identificação de dezoito artigos que tratam de pesquisas sobre a Lógica da Programação nos três níveis de Educação do sistema brasileiro, ou seja, do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. O resultado da análise dos artigos mostra que tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio há uma tendência em propiciar ao aluno vivenciar uma nova forma de aprender com o uso das tecnologias computacionais que permite explorar o pensamento lógico por meio de jogos e da atividade de programação, como o Scratch. No Ensino Superior existe a preocupação em utilizar as tecnologias para inovar as Metodologias de Ensino visando o engajamento do estudante. Nesse sentido, o destaque é dado nos ambientes virtuais de aprendizagem, os sistemas de tutores inteligentes e gamificação.

Palavras-chave: Lógica de Programação. Scratch. Gamificação.

Abstract
This article presents a study on Logic Programming in the teaching and learning context through a systematic literature review. Considering that technology is present in all the daily life activities, it becomes increasingly evident the need to foster the development of students’ critical, logical, and scientific thinking. Thus, it was sought to identify and analyze scientific articles published in the last six years in the repository of the Brazilian Symposium of Informatics in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE). The method used for data collection, with the definition of inclusion and exclusion criteria, allowed the identification of 18 articles dealing with research on Programming Logic in the three levels of education of the Brazilian system, that is, elementary school, high school, and higher education. The result of the articles analysis shows that in both elementary and high school there is a tendency to provide students with a new way of learning through the use of computer technologies that allow them to explore logical thinking through games and through the Scratch programming activity. In higher education there is a concern in using technologies to innovate teaching methodologies, aiming at student engagement. Thus, the emphasis is on virtual learning environments, intelligent tutoring systems, and gamification.

Keywords: Programming Logic. Scratch. Gamification.

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Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos