A Utilização de Softwares no Ensino e Aprendizagem dos Cursos de Engenharia

Autores

  • Carlos Alberto Gonçalves da Silva Maistro Machado Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Angelica da Fontoura Garcia Silva Unopar, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Diego Fogaça Carvalho UnoparUnopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p146-151

Resumo

Resumo
O estudo aqui exposto é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Trata-se de uma investigação que tem o propósito de retratar a pesquisa acadêmica encontrada no repositório de publicações da Associação Brasileira de Ensino em Engenharia – ABENGE –. Para a realização desta pesquisa bibliográfica buscou-se no repositório. os artigos publicados em um período de 12 anos – a partir de 2006 até 2018. Selecionou-se publicações que tiveram como foco a utilização de softwares para desenvolver processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas de cursos de engenharia. Dos 397 artigos encontrados, 25 foram selecionados como instrumento de análise para esta pesquisa, dos quais, 14 deles foram publicados em 2017 e 2018. Analisando as tais publicações, pôde concluir que o método qualitativo se sobressaiu acima do quantitativo e quali-quanti, e ainda 44% dos artigos se basearam em questionários, avaliações ou entrevistas, seguidos de 40% de pesquisas bibliográficas. No tocante aos resultados foi possível identificar que quase a totalidade dos estudos concluiu que a utilização de diferentes metodologias, dentre elas softwares para o ensino, é fundamental para a inserção do futuro engenheiro ao mercado atual.

Palavras-chave: Ensino de Engenharia. Processos de Ensino e de Aprendizagem. Tecnologia Computacional.

Abstract
The study here presented is part of an ongoing master's research developed at the Stricto Sensu Postgraduate Program in Methodologies for Language Teaching and its Technologies. It is an investigation that has the purpose of portraying the academic research found in the repository of publications of the Brazilian Association of Engineering Teaching - ABENGE. In order to carry out this bibliographical research, the repository was searched for articles published over a period of 12 years - from 2006 to 2018. Publications that focused on the use of software to develop teaching and learning processes for engineering courses were selected. Of the 397 articles found, 25 were selected as analysis tools for this research, 14 of which were published in 2017 and 2018. Analyzing these publications, it was possible to conclude that the qualitative method stood out above the quantitative and quali-quantitative methods, and 44% of the articles were based on questionnaires, evaluations or interviews, followed by 40% of bibliographical research. Regarding the results, it was possible to identify that almost all the studies concluded that the use of different methodologies, including software for teaching, is fundamental for the insertion of the future engineer in the current market.

Keyword: Engineering Education. Teaching and Learning Processes. Computational Technology.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Gonçalves da Silva Maistro Machado, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Mestrando Unopar, Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - Unopar

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Unopar, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

Professora  do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - Unopar

Diego Fogaça Carvalho, UnoparUnopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino da Unian

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos