Uma Sequência Didática Investigativa para a Aprendizagem Conceitual do Efeito Fotoelétrico

Autores

  • Samuel Gonçalves da Silva Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2238-2746
  • Helenara Regina Sampaio Figueiredo Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7974-0818

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p39-45

Resumo

Resumo
Este estudo de natureza qualitativa do tipo exploratória e descritiva, no qual apresentamos uma descrição sobre duas atividades que compõem uma sequência didática investigativa para a aprendizagem conceitual do Efeito Fotoelétrico (EFO) de alunos do Ensino Médio de um colégio estadual do município de Londrina, no Estado do Paraná. As atividades em análise seguem os conceitos de Sequências de Ensino Investigativas (SEI’s) propostas por Carvalho (2013), em que as sequências de ensino buscam modificar a atuação do professor e do aluno em todo o processo didático. A primeira atividade é uma modelagem para o EFO, na qual estabelecemos uma analogia entre o fenômeno mecânico e o quântico, por meio de um plano inclinado que permite a analogia entre a Conservação da Energia Mecânica em Colisões Elásticas e o EFO, e a segunda atividade trata-se de uma abordagem investigativa do fenômeno mediado pela eletrização no eletroscópio. Como resultados acerca das possíveis contribuições das atividades para a aprendizagem conceitual do Efeito Fotoelétricos, ambas possibilitam a argumentação e o levantamento de hipóteses e apresentam um potencial didático para serem aplicadas em sala de aula. O uso de atividades experimentais pode fornecer aos alunos uma leitura mais acessível da realidade e de fenômenos naturais.

Palavras-chave: Atividades Investigativas. Ensino de Física. Experimento.

Abstract
This study a description of two activities that compound an investigative didactic sequence for the conceptual learning of the Photoelectric Effect (EFO) of High School students from a state school of Londrina, in the State of Paraná. The activities under analysis follow the concepts of Investigative Teaching Sequences (Sequências de Ensino Investigativas) (SEI’s) proposed by Carvalho (2013), in which the teaching sequences seek to modify the teacher and the student performance throughout the didactic process. The first activity is a molding for the EFO, in which we establish an analogy between the mechanical and the quantum phenomenon, through an sloped plane that allows the analogy between the Conservation of the Mechanical Energy in Elastic Collisions and the EFO, and the second activity deals with an investigative approach to the phenomenon mediated by electrization in the electroscope. As results about the possible contributions of the activities to the conceptual learning of the Photoelectric Effect, both enable the argumentation and the hypothesis raising and present a didactic potential to be applied in the classroom. The use of experimental activities can provide students a more accessible reading of reality and of natural phenomena.

Keywords: Investigative Activities. Physics Teaching. Experiments.

Biografia do Autor

Samuel Gonçalves da Silva, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

Professor de Física na Educação Básica

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Docente de Matemática, Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

SILVA, Samuel Gonçalves da; FIGUEIREDO, Helenara Regina Sampaio. Uma Sequência Didática Investigativa para a Aprendizagem Conceitual do Efeito Fotoelétrico. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 39–45, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p39-45. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8463. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos