As Contribuições do Pibid para a Formação Inicial e a Construção dos Saberes Docentes

Autores

  • Cristiane Katsue Miyazaki Nishiyama Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4278-4694
  • Helenara Regina Sampaio Figueiredo Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7974-0818

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p362-368

Resumo

Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar as relações entre teoria e prática para a construção dos saberes docentes e as contribuições evidenciadas para os licenciandos de Pedagogia, participantes do Programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), em que se busca refletir as discussões sobre o PIBID e suas contribuições para o processo de formação inicial docente. Como referencial teórico são consideradas as três categorias dos saberes: Conhecimento, Pedagógico e da Experiência. Para alcançar o objetivo foi aplicado um questionário com questões semiestruturadas para trinta participantes do Programa Pibid da Universidade Pitágoras Unopar - Londrina. Apresentam-se os resultados da categoria “Saberes do Conhecimento” e da subcategoria “Ser Pedagogo”. Os resultados evidenciam que os pibidianos mobilizam e desenvolvem saberes relacionados à profissão docente ao participar do PIBID. A vivência no PIBID oportunizou a reflexão sobre as competências profissionais e pessoais sobre ser um Pedagogo comprometido com a busca de ações efetivas para a conquista de uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Competências Profissionais. Teoria. Prática. Licenciatura.

Abstract
This article aims to investigate the relationship between theory and practice for the building of teaching knowledge and the evidenced contributions for the Pedagogy Licensiature students participants in PIBID Program (Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships), in which it is sougth to reflect the discussions about PIBID and its contributions to the initial teacher training process. As a theoretical framework, three knowledge categories are considered : Knowledge, Pedagogical and Experience. To achieve the objective, a questionnaire with semi-structured questions was applied to thirty participants in Pibid Program of Pitágoras Unopar University - Londrina. The results are presented of “Acquaintance of Knowledge” category and of the “Being a Pedagogue” subcategory. The results reveal that the PIBID students mobilize and develop knowledge related to the teaching profession by participating in PIBID. The experience at PIBID provided an opportunity for reflection on professional and personal skills about being a Pedagogue committed to the search for effective actions to achieve quality education.

Keywords: Professional skills. Theory. Practice. Licensiature degree.

Biografia do Autor

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Docente de Matemática, Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Downloads

Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos