A Importância das Demonstrações Químicas para a Feira de Ciências na Escola

Autores

  • Daniela de Moraes Batista Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Manuel Carlos da Costa da Silva Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Priscila Beleza Cruz Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Carolyne Cristina da Silva Gomes Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Viviane Guedes de Oliveira Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Jorge Almeida de Menezes Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. AM, Brasil.
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p482-487

Resumo

Resumo
As feiras de Ciências são ferramentas muito relevantes no processo de ensino-aprendizagem para o aluno, pois possibilitam a compreensão de conceitos estudados, em sala de aula, por meio de demonstrações experimentais. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo demonstrar experimentos químicos envolvendo a contextualização e a interdisciplinaridade da feira de Ciências na Escola Estadual Plínio Ramos Coelho. Para atender ao objetivo do trabalho foi realizada a feira de ciências no evento intitulado “III Mostra do Saber”, quatro bolsistas do PIBID ficaram responsáveis por confeccionar e executar seus experimentos demonstrativos, sendo todos na área da Química, com intuito de contribuir no processo ensino -aprendizagem dos alunos e sociedade presente no evento, além de envolver a contextualização da cientificidade com o cotidiano também abrange a interação comunidade/escola e professor/aluno. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os bolsistas do PIBID, alunos da escola e comunidade, em geral, trocaram experiências por meio dos experimentos realizados na Feira de Ciências, proporcionando assim mais conhecimento para todos os participantes. Por fim, conclui-se que por meio do projeto realizado é possível relacionar e compreender conteúdos vistos anteriormente, em sala de aula, por meio de demonstrações químicas, reforçando interações entre comunidade e escola e aproximando mais professor e aluno.
Palavras-chave: Experimentos Científicos. PIBID. Química.

Abstract
Science fairs are relevant tools in the student's teaching-learning process, as they enable the understanding of concepts studied in the classroom through experimental demonstrations. Thus, this project aimed to demonstrate chemical experiments involving the contextualization and interdisciplinarity of the science fair at the Plínio Ramos Coelho State School. To meet the project objective, the science fair was held at the event entitled “III Mostra do Saber”, four PIBID scholarship holders were responsible for making and executing their demonstration experiments, all of them in the chemistry area, in order to contribute to the teaching-learning process of students and society present at the event, in addition to involving the scientificity contextualization with everyday life, it also encompasses the interaction with community / school and teacher / student. The results obtained were satisfactory, since the PIBID scholarship holders, students from the school and the community in general exchanged experiences through the experiments carried out at the science fair, thus providing more knowledge for all the participants. Finally, it is concluded that through the project carried out it is possible to relate and understand content previously seen in the classroom through chemical demonstrations, reinforcing interactions between community and school and bringing the teacher and student closer.

Keywords: Scientific Experiments. PIBID. Chemistry.

Biografia do Autor

Daniela de Moraes Batista, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química IEAA/UFAM e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Manuel Carlos da Costa da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química IEAA/UFAM e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Priscila Beleza Cruz, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química IEAA/UFAM e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Carolyne Cristina da Silva Gomes, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química IEAA/UFAM e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Viviane Guedes de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Docente e coordenadora do PIBID Biologia e Química do IEAA/UFAM

Jorge Almeida de Menezes, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso de Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Docente e vice-coordenador do PIBID Biologia e Química do IEAA/UFAM

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

BATISTA, Daniela de Moraes; SILVA, Manuel Carlos da Costa da; CRUZ, Priscila Beleza; GOMES, Carolyne Cristina da Silva; OLIVEIRA, Viviane Guedes de; MENEZES, Jorge Almeida de; CAVALCANTE, Felipe Sant’ Anna; LIMA, Renato Abreu. A Importância das Demonstrações Químicas para a Feira de Ciências na Escola. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 482–487, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p482-487. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8419. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos