As Unidades de Conservação nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Médio para o Triênio 2018-2020

Autores

  • Francisco Wendell Dias Costa Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Curso de Geografia MG, Brasil.
  • Patricia Rosa Aguiar Pontifícia Universidade Católica, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia. MG, Brasil. Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Curso de Geografia MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as Unidades de Conservação Federais do Brasil inseridas nas coleções de livros didáticos dispostas como conteúdos. O trabalho foi uma pesquisa de gabinete com a coleta e análise de dados, utilizando a técnica de comparação de conceitos em livros didáticos. Teve apoio na abordagem qualitativa-descritiva e nos procedimentos metodológicos. Os resultados evidenciam que dos 30 (trinta) livros analisados, apenas 6 (seis) de diferentes coleções apresentaram as Unidades de Conservação Federais nos conteúdos, enfatizado nas questões ambientais. Embora todos os livros tenham apresentado as categorias e os tipos dessas áreas protegidas, não apresentam um contexto histórico e legal da criação das Unidades de Conservação no Brasil. Apenas três livros fazem relação da distribuição das Unidades de Conservação Federais com os biomas brasileiros. Somente um livro faz referência ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) como instrumento norteador da gestão ambiental e do ordenamento territorial, apontando as Unidades de Conservação Federais como diretrizes para o uso sustentável dos recursos naturais e conservação dos biomas brasileiros. Ficou evidente que todas os livros que trouxeram as Unidades de Conservação Federais como conteúdo, não apresentaram um reflexão crítica-reflexiva da importância dessas áreas protegidas como elemento de gestão ambiental no Brasil.

Palavras-chave: Questões Ambientais. Livro Didático. Unidades de Conservação. Gestão. Ordenamento.

Abstract
The objective of this work is to analyze the Federal Conservation Units of Brazil inserted in the textbooks collections arranged as content. This study comprised an office survey with the data collection and analysis, using the comparison concepts technique in textbooks, and drew on a qualitative-descriptive approach and other methodological procedures. The results showed that of the 30 textbooks analyzed, only 6 of them, from different collections, included in their table of contents the Brazilian federal conservation units with emphasis on environmental issues. Although all the books have introduced the categories and types of these protected areas, they do not provide the historical and legal context of the creation of conservation units in Brazil. Only 3 of the books relate the distribution of federal conservation units in Brazil to the national biomes. Only one of the books makes reference to Ecological-Economic Zoning (EEZ) as a guiding instrument for environmental management and territorial planning, pointing to federal conservation units as guidelines for the sustainable use of natural resources and conservation of Brazilian biomes. As evidenced, none of the books approaching federal conservation units focused on critical reflective thinking about the importance of such protected areas as an element of environmental management in Brazil.

Keywords: Environmental Issues. Textbook. Conservation Units. Management. Planning.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

COSTA, Francisco Wendell Dias; AGUIAR, Patricia Rosa. As Unidades de Conservação nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Médio para o Triênio 2018-2020. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 198–207, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8417. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos