O Estudo Sobre de Drogas Lícitas e Ilícitas com Alunos do Ensino Médio em uma Escola Pública no Município de Humaitá-AM

Autores

  • Doraci Brito de Souza Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Pedro Henrique da Silva de Aguiar Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Naelha Ramos de Carvalho Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Viviane Guedes de Oliveira Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Jorge Almeida de Menezes Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. AM, Brasil.
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p395-400

Resumo

Resumo
O ambiente escolar é um promissor de conhecimentos, vivências e experiências, em que os estudantes são capazes de socializar com o todo o corpo escolar, além de adquirir um olhar e conhecimento crítico. Dessa forma, o presente artigo foi realizado no Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) em Humaitá – AM. Buscou-se, através da sua realização, expor aos estudantes do Ensino Médio sobre a prevenção do uso drogas na escola, em que os mesmos puderam compreender e entender melhor sobre os efeitos biológicos e químicos no organismo. O artigo está pautado na proposta educativa contra o uso das drogas, por meio de sensibilizar os estudantes, bem como a comunidade do entorno da escola, utilizando ferramentas pedagógicas durante a sua execução. Por meio da sua realização se pôde observar que a curiosidade natural dos estudantes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e o efeito das drogas vai ao encontro disto, proporcionando prazer momentâneo. Diante dos fatos observados nas atividades, verificou-se que os alunos mostraram interesse pelas atividades realizadas, notando que os mesmos estavam concentrados na explicação do conteúdo ministrado.

Palavras-chave: Aprendizagem. Adolescência. Sociedade.

Abstract
The school environment is a promising place for knowledge, experiences and living, where students are able to socialize with the entire school body in addition to acquiring a critical look and knowledge. This article was carried out at the Full Time Education Center (CETI) in Humaitá - AM. Through its realization, it was sought to expose high school students about the drug use prevention at school, where they could better understand the biological and chemical effects on the body. The article is based on the educational proposal against the use of drugs by sensitizing students as well as the community around the school using pedagogical tools during their execution. Through its realization, it was observed that the students' natural curiosity is one of the factors of greatest influence in the experimentation of alcohol and other drugs. This curiosity makes him or her search for new sensations and the effect of drugs goes against this, providing momentary pleasure. In view of the facts observed in the activities, it was found that the students showed a good interest in the activities carried out, realizing that they were quite concentrated in explaining the content taught.

Keywords: Learning. Adolescence. Society.

Biografia do Autor

Doraci Brito de Souza, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM), Humaitá – AM, Brasil.

Pedro Henrique da Silva de Aguiar , Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM), Humaitá – AM, Brasil.

Naelha Ramos de Carvalho , Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Curso Ciências: Biologia e Química. AM, Brasil.

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM), Humaitá – AM, Brasil.

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Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos