As concepções de acadêmicos de Engenharia, no início do curso, sobre a Matemática e a aprendizagem Matemática

Autores

  • Eliéverson Guerchi Gonzales Anhanguera - Uniderp
  • Kátia Guerchi Gonzales Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal – UNIDERP/Anhanguera e do ensino superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • José Matheus Pinheiro da Fonseca da Silva Mestrando no Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera-Uniderp

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p314-323

Resumo

Resumo
A pesquisa teve como objetivos investigar e analisar as concepções de Matemática, da aprendizagem de Matemática e do pensamento matemático dos acadêmicos dos primeiros semestres dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Engenharia Ambiental de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com os ingressantes do ano de 2018. Nesta pesquisa foram utilizados questionários, juntamente com entrevistas sob a luz da História Oral. Para análise, foram necessários dois movimentos: um no trabalho das narrativas produzidas pelas entrevistas e outro em relação aos questionários. As análises, a partir dos questionários, permitiram identificar, de modo geral, manifestações de concepção Matemáticas coesas predominante, como também, do pensamento Matemático especulativo. Quanto à concepção em relação à aprendizagem de Matemática, as manifestações foram equivalentes. Sobre as concepções dos estudantes na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL), a concepção de aprendizagem de Matemática foi a instrumental, a concepção de Matemática se revelou coesa e o pensamento matemático permeou entre o investigativo e o exato. Nas entrevistas, tanto as concepções que se referem à Matemática, de maneira geral, quanto às concepções da disciplina de GAAL, foram as mesmas. Identificam-se as concepções de aprendizagem de Matemática relacional, a concepção de Matemática coesa e o pensamento Matemático especulativo.

Palavras-chave: Concepções de Matemática. Geometria Analítica e Álgebra Linear Aprendizagem.

Abstract
This paper investigates and analyzes mathematics conceptions, mathematics learning and mathematical thinking of the first semester students from Electrical Engineering, Computer Engineering and Environmental Engineering courses of a private Higher Education institution, located in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil. This is a qualitative research conducted with the freshmen of the year 2018. In this research, questionnaires were used, together with interviews in the light of Oral History. For the analysis, two approaches were necessary: first looking into the narratives produced by the interviews and a second one with associated questionnaires. The questionnaire analyzes allowed us to identify, in general, manifestations of predominant cohesive mathematical conceptions, as well as, of speculative mathematical thinking. As for the comprehension associated with learning mathematics, the manifestations were equivalent. Regarding the students' mathematical concept of Analytical Geometry and Linear Algebra (AGLA), the concept of learning mathematics was the instrumental one, and so the mathematics concept proved to be cohesive with investigative and exact mathematical thinking. In the interviews, both the concepts that refer to mathematics and the AGLA discipline were the same. Concepts of relational mathematics learning, the concept of cohesive mathematics and speculative mathematical thinking were identified.

Keywords:. Mathematics Conceptions. Analytical Geometry and Linear Algebra Learning.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

GUERCHI GONZALES, Eliéverson; GUERCHI GONZALES , Kátia; MATHEUS PINHEIRO DA FONSECA DA SILVA, José. As concepções de acadêmicos de Engenharia, no início do curso, sobre a Matemática e a aprendizagem Matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 314–323, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p314-323. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8397. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos