A Prática do Professor de Apoio na Escola Inclusiva: Sugestões para Aprimoramento

Autores

  • Danielle Nunes Martins do Prado Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Portugal. Universidade Estadual de Londrina.
  • Celia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina. PR, Brasil.
  • Isabel Rodrigues Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p467-474

Resumo

Resumo
A partir do movimento da inclusão escolar, os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) passam a frequentar o ensino regular nas classes comuns, paralelamente amplia-se a presença do professor de apoio à inclusão para atendê-los. Este artigo tem o objetivo de apresentar as sugestões relatadas por professores de apoio visando aprimorar o seu trabalho junto aos alunos com NEE para favorecer o processo de inclusão. O aporte teórico deste texto está sustentado pelos pressupostos da educação inclusiva, aliado com a análises de diversos estudos sobre o papel do professor de apoio no contexto da escola inclusiva. Participaram da pesquisa 67 professores desenvolvendo a função de apoio à inclusão. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário. Entre os resultados se destaca a necessidade de maior investimento na formação continuada para os professores de apoio à inclusão, juntamente com os professores regentes sobre o processo de inclusão dos alunos com NEE, bem como de se estabelecer um trabalho entre eles na perspectiva colaborativa, aliado aos demais profissionais internos e externos à escola e familiares.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Serviço de Apoio. Trabalho Colaborativo.

Abstract
From the school inclusion movement, students with special educational needs (SEN) start to attend regular education in common classes, in parallel the presence of the inclusion support teacher is expanded to serve them. This article aims to present the suggestions reported by support teachers in order to improve their work with SEN students to favor the inclusion process. The theoretical contribution of this text is supported by the assumptions of inclusive education, combined with the analysis of several studies on the role of the support teacher in the inclusive school context. 67 teachers engaged the research, developing the role of supporting inclusion. Data collection occurred through the application of a questionnaire. Among the results, the need is highlighted for greater investment in continuing education for teachers to support inclusion together with the governing teachers on the inclusion process of SEN students, as well as establishing a work between them in a collaborative perspective, allied to other internal and external professionals at the school and family.

Keywords: Inclusive Education. Support Service. Collaborative Work

Biografia do Autor

Danielle Nunes Martins do Prado, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Portugal. Universidade Estadual de Londrina.

Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (2018) e Universidade Estadual de Londrina (cotutela). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL 2016). Graduada em Pedagogia premiada com Láurea Acadêmica com média 9,62 (UEL 2002). Foi bolsista de Iniciação Científica CNPQ (1999-2000.) Especialista em Avaliação Educacional (UEL 2003) e em Psicopedagogia Institucional (2005). Pertence ao Quadro Próprio do Magistério da Prefeitura Municipal de Londrina desde 2000, atuando como regente de classe no ensino regular, na Sala de Recursos Multifuncional e Supervisão Escolar até 2007. Ingressou na Secretaria Municipal de Educação de Londrina em 2007, atuando em funções na Diretoria de Tecnologia e Apoio Educacional (2007), Assessora Pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Londrina CMEL (2008-2012), Coordenadora dos Projetos Pedagógicos (2013-2014), Conselheira Municipal de Educação (2013-2014) e Apoio Pedagógico de Projeto Político Pedagógico (2014 até 2017). Atualmente atua na Gerência Educacional de Apoio Especializado na função de Assessoria Pedagógica e formação dos Professores de Apoio a Inclusão. Em 2016 participou como organizadora e autora de capítulos das Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Londrina. Professora do Curso de Pedagogia da UNICESUMAR (2018). Associada do Instituto Paulo Freire de Portugal desde 2018. Pesquisadora vinculada à Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal). Professora Colaboradora do Curso de Pedagogia da UEL (2019 até atualmente).

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

PRADO, Danielle Nunes Martins do; VITALIANO, Celia Regina; SANCHES, Isabel Rodrigues. A Prática do Professor de Apoio na Escola Inclusiva: Sugestões para Aprimoramento. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 467–474, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p467-474. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8362. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos