A Iniciação Científica na Graduação: uma Importante Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem

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https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p396-401

Resumo

Resumo
Em face aos desafios da época, impostos à sociedade pelas mudanças intensas e aceleradas, a Iniciação Científica (IC) se apresenta como uma direção para as Instituições de Ensino Superior superarem as limitações e contribuírem, de maneira decisiva e satisfatória, para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento da inovação e tecnologia do país. Este artigo objetiva apresentar a busca de produções relacionadas com a IC no Ensino Superior e, diante da análise destas, propor uma reflexão sobre o papel desse instrumento educativo no processo de ensino e aprendizagem do graduando e no seu desenvolvimento como um cidadão crítico e participativo. A fim de alcançar o objetivo proposto se empregou uma revisão descritiva sistemática por meio da base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na qual foram selecionadas sete dissertações publicadas entre 2013 a 2019, com as seguintes palavras no campo de busca: “iniciação científica no Ensino Superior”. A IC nos cursos de graduação pode contribuir, de maneira consistente, na proposição de soluções para os problemas da sociedade, porém é incontestável a necessidade do fortalecimento das políticas públicas de fomento à pesquisa. Concluiu-se que, através da IC, as IES poderão superar o modelo de ensino tradicional que prioriza a sala de aula e a transmissão de informações, promovendo uma formação voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante e sua qualificação profissional, sendo um instrumento expressivo para alavancar o país na busca de desenvolvimento da pesquisa científica.

Palavras-chave: Pesquisa Científica. Ensino Superior. Educação.

Abstract
Before the challenges of this era, imposed to the society by the intense and fast changes, the Scientific Initiation is considered a direction so that the colleges overcome their limitations and contribute in a decisive and satisfactory way to improve the teaching quality and the development of innovation and technology in the country. This article aims to present the search for the studies related to scientific research in University education and, before their analysis, to propose a reflection upon the paper of this tool for the undergraduate students teaching and learning process and in the students’ development as a critical and participative citizen. In order to achieve the proposed aim, a systematic descriptive revision was used, by means of database Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), from which seven master’s dissertations were selected, published between 2013 and 2019, with the following words: “scientific research in University education”. The scientific papers in undergraduate degree may contribute consistently on the proposition of solutions for the society’s problems. However, it is incontrovertible the need of strengthening the fostering research public policies. The conclusion was that: by means of scientific research, the colleges shall be able to overcome the traditional teaching model, providing a formation towards the development of the students’ critical mind and their professional qualification, so they can be an expressive tool to leverage the country in its search for technological development.

Keywords: Scientific Research. Higher Education. Education.

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

STORER, F. R.; DA SILVA DIAS, F. A. .; TONON, T. C. A. A Iniciação Científica na Graduação: uma Importante Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 396–401, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p396-401. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8349. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos