Métodos Ativos Aplicados ao Ensino de Enfermagem: Revisão Sistemática

Autores

  • Orcélia Pereira Sales Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Ciências e Saúde. TO, Brasil.
  • Ana Kleiber Pessoa Borges Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Ciências e Saúde. TO, Brasil.
  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu Ensino em Ciências e Saúde. TO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
Os métodos ativos podem ser uma abordagem eficaz aos estudantes e docentes de Enfermagem, tendo em conta que são centradas no aluno, produtivas aos vários estilos de aprendizagem, envolvem e incentivam a proatividade, o pensamento crítico e produção intelectual. O objetivo foi analisar as evidências científicas na literatura sobre os métodos ativos utilizados e testados nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática com onze artigos escritos no idioma inglês no período de 2018 a 2020 e publicados nas bases de dados: PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores foram selecionados com base na lista de Descritores em Ciências da Saúde — DeCS/MeSH, combinados aos termos de busca, por meio do operador booleano AND e/ou OR. Os métodos ativos mais utilizados no ensino de Enfermagem foram: aprendizagem baseada em desafios, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, simulação, aprendizagem baseada em casos, método cooperativo de aprendizagem. Os principais efeitos das intervenções com métodos ativos entre os estudantes de Enfermagem: aumento e/ou melhora do conhecimento, satisfação e autoconfiança, aprendizado, desempenho, motivação, trabalho em equipe, aprendizagem, pensamento crítico, pensamento crítico, inovação, curiosidade, coragem e resiliência. Os resultados dos estudos apoiam a noção de que a aprendizagem, por métodos ativos, é de fato uma estratégia viável e fundamental, que trabalha para promover e melhorar o desempenho dos estudantes de Enfermagem.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Ensino. Aprendizado Ativo.

Abstract
Active methods can be an effective approach to nursing students and professors, taking into account that they are student-centered, productive to the various learning styles, involve and encourage proactivity, critical thinking and intellectual production. The objective was to analyze the scientific evidence in the literature on the active methods used and tested in undergraduate nursing courses. This is a systematic review research with eleven articles written in the English language from 2018 to 2020 and published in the databases: PubMed and Virtual Health Library. The descriptors were selected based on the list of Health Sciences Descriptors - DeCS / MeSH, combined with the search terms, using the Boolean operator AND and / or OR. The most used active methods in nursing teaching were: challenge-based learning, problem-based learning, inverted classroom, simulation, case-based learning, cooperative learning method. The main effects of interventions with active methods among Nursing students: increase and / or improvement of knowledge, satisfaction and self-confidence, learning, performance, motivation, teamwork, learning, critical thinking, critical thinking, innovation, curiosity, courage and resilience. The results of the studies support the notion that learning by active methods is in fact a viable and fundamental strategy, which works to promote and improve the nursing students’ performance.

Keywords: Nursing Education. Teaching. Active Learning.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SALES, Orcélia Pereira; BORGES, Ana Kleiber Pessoa; MARTINS, José Lauro. Métodos Ativos Aplicados ao Ensino de Enfermagem: Revisão Sistemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 189–197, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8342. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos