Formação de Professores no IFMT: um Estudo Sobre o Histórico, Perfil do Egresso e a Organização Curricular de Licenciaturas em Ciências da Natureza – Habilitação em Biologia

Autores

  • Roseildo Nunes da Cruz Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente. MT, Brasil.
  • Leandro Carbo Instituto Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • Marcos Vinicius Ferreira Vilela Universidade Federal de Goiás, Departamento de Educação em Ciências. GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p346-354

Resumo

Resumo
Nas últimas décadas foram propostas algumas iniciativas de reformulação dos programas de formação de professores de Ciências. Dentre elas, destacamos a implantação das Licenciaturas em Ciências da Natureza. Esses cursos têm como finalidade principal formar professores aptos a ensinar Ciências nos anos finais do ensino fundamental, sendo que alguns também ofertam habilitações para os campos disciplinares das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Em vista disso, o presente trabalho tem por objetivo conhecer o histórico, o perfil esperado do egresso e o modo de organização curricular de duas licenciaturas em Ciências da Natureza, com habilitação em Biologia, ofertadas pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Quanto à metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, mediante um estudo exploratório e descritivo com base na análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos supracitados. Por meio estudo realizado, foi possível perceber que essas licenciaturas almejam formar professores habilitados a lecionar os componentes curriculares de Ciências (ensino fundamental) e Biologia (ensino médio). Quanto aos objetivos de formação, depreende-se que eles se comprometem em ofertar uma formação docente que contribua com a ressignificação das práticas pedagógicas no ensino de Ciências da Natureza. No que tange à organização curricular, as licenciaturas se organizam em duas etapas: na primeira metade do curso, são ofertadas disciplinas voltadas à formação do professor de Ciências e, na segunda metade, disciplinas voltadas à formação de professores de Biologia. Todavia, entendemos que essa divisão do currículo possa se tornar um empecilho à oferta de uma formação interdisciplinar.

Palavras-chave: Formação Docente. Professores de Biologia. Ensino de Ciências da Natureza. Institutos Federais.

Abstract
In recent decades, some initiatives have been proposed for the reformulation of science teacher training programs. Among them, we highlight the implementation of Degrees in Nature Sciences. The main purpose of these courses is to train teachers able to teach Science in the final years of elementary school, and some also offer qualifications for the disciplinary fields of Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology). In view of this, the present work aims to know the history, the expected profile of the graduate and the way of curricular organization of two degrees in Natural Sciences, with specialization in Biology, offered by the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT). As for the methodology, a qualitative approach was used, through an exploratory and descriptive study based on documental analysis of the pedagogical projects of the aforementioned courses. Through a study carried out, it was possible to see that these degrees aim to train teachers qualified to teach the curricular components of Science (primary education) and Biology (high school). As for the training objectives, it appears that they are committed to offering teacher training that contributes to the redefinition of pedagogical practices in the teaching of Natural Sciences. Regarding the curricular organization, the degrees are organized in two stages: in the first half of the course, subjects aimed at the formation of Science teachers are offered and, in the second half, subjects aimed at the formation of Biology teachers. However, we understand that this division of the curriculum can become an obstacle to the offer of an interdisciplinary training.

Keywords: Teacher Education. Biology Teachers. Teaching of Natural Sciences. Federal Institutes.

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Publicado

2021-09-30

Edição

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Artigos