O Lúdico na Formação de Professores de Educação Infantil: Reflexões para a Construção da Aprendizagem

Autores

  • Tereza Cristina Diniz Abreu Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RN, Brasil.
  • Luciene Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino. RN, Brasil.
  • Maria Audenôra das Neves Silva Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. RN, Brasil.
  • Márcio de Lima Pacheco Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras. RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p254-259

Resumo

Resumo
Diante da importância da Educação Infantil em todo o processo educativo e formação humana, é fundamental considerar as potencialidades do lúdico no processo de construção de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento integral da criança. O artigo é uma revisão bibliográfica, e tem como objetivo refletir sobre a importância do lúdico na formação de professores de Educação Infantil e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento integral da criança. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica identificando documentos como dissertações, teses, artigos e livros que relatam sobre a questão supracitada. O texto versa sobre documentos e leis que asseguram direitos à Educação Infantil, desde a Constituição Federal do Brasil de 1988 ao documento mais recente, de 2017, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC - EI, assegurando seus direitos de aprendizagem à criança, incluindo o brincar, além de reflexões de como o lúdico de forma intencional e planejada, a partir das formações de professores pode contribuir para o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Apresenta, ainda, concepções importantes de que a implementação do lúdico na Educação Infantil, sendo um instrumento pedagógico desafiador, carregado de direitos, significados históricos e sociais, capaz de promover de forma democrática e cidadã, o desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave: Educação Infantil. Lúdico. Formação de Professores

Abstract
Given the importance of childhood education in the entire educational process and human formation, it is essential to consider the playfulness potential in the teaching and learning Building process for the child’s whole development. The article is a bibliographic review, and aims to reflect on the playfulness importance in the childhood education teachers and their contributions to the teaching and learning process and the child's integral development. The methodology adopted was a bibliographic search identifying documents such as dissertations, theses, articles and books that report on the aforementioned issue. The text deals with documents and laws that guarantee rights to childhood education, from the Federal Constitution of Brazil of 1988 to the most recent document, of 2017, the National Common Curricular Base - BNCC - EI, ensuring learning rights to children, including the playing, in addition to reflections on how playfulness in an intentional and planned way, based on teacher training can contribute to the children’s learning process in childhood education. It also presents important conceptions that the implementation of playfulness in early childhood education is a challenging pedagogical instrument, full of rights, historical and social meanings, capable of promoting, in a democratic and citizen way, the child’s whole development.

Keywords: Childhood Education. Playfulness. Teacher Training

Biografia do Autor

Luciene Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino. RN, Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (PPGE/UERN). Professora da Educação Infantil, Ensino Básico. 

Maria Audenôra das Neves Silva Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. RN, Brasil.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino pelo PPGE, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN.

Márcio de Lima Pacheco, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras. RN, Brasil.

Pós Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN)

 

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos