Desafios da Educação Especial no Ensino Superior em Busca da Inclusão: Contribuições da Comunidade Acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p24-31

Resumo

Resumo
Os estudos sobre o acesso e permanência de pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida têm apontado a necessidade de adequação arquitetônica quanto às barreiras de acessibilidade física e, também, o rompimento das barreiras atitudinais. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as demandas da comunidade acadêmica no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, com destaque para deficiência física e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo com abordagem quantitativa realizada com os docentes e discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Após tratamento e análise dos dados foi desenvolvido um fluxograma de acolhimento e acompanhamento didático pedagógico, no qual o Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico Psicossocial, Inclusão e Acessibilidade da IES tem papel central e se comunica com todos os envolvidos. Considera-se que o estudo tornou possível saber que há pessoas com deficiência que não se identificam e, também, como age e pensa o corpo docente da IES pesquisada em relação às Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Sugere-se a capacitação de todos os profissionais envolvidos, para que possam participar ativamente no processo de educação inclusiva.

Palavras-chave: Pessoas com Deficiência. Educação Superior. Inclusão Educacional.

Abstract
Studies on the access and permanence of people with physical disabilities and / or reduced mobility have pointed out the need for architectural adequacy regarding physical accessibility barriers in addition to breaking attitudinal barriers. The research aimed to identify the demands of the academic community regarding the inclusion of people with physical disabilities and / or reduced mobility in higher education. This is a descriptive exploratory study with a quantitative approach. After the data treatment and analysis, a flowchart of reception and didactic pedagogical follow-up was developed, in which the Nucleus of Didactic-Pedagogical Support Psychosocial, Inclusion and Accessibility has a central role and communicates with all involved. It is considered that the study made it possible to know that there are people with disabilities who do not identify themselves, and also how the researched HEI faculty acts and thinks in relation to Special Educational Needs. It is suggested to train all the professionals involved, so that they can actively participate in the inclusive education process.

Keywords: Disabled Persons. Education Higher. Mainstreaming Education

Biografia do Autor

Bruna Veiga, Faculdades Pequeno Príncipe, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino nas Ciências da Saúde. PR, Brasil.

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal do Paraná (2010). Experiencia acadêmica nas áreas de Saúde Coletiva, Contexto Hospitalar. Desenvolvimento Infantil e Contexto Escolar, Saúde Mental, Campo Social. Pós-Graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR no programa se Saúde do Adulto e do Idoso. Atualmente é terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS I, no Município de Mandirituba, PR.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino nas Ciências da Saúde. PR, Brasil.

Professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Doutora em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Ecologia Límnica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa na área de Educação em Saúde e Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde). Atua no Stricto Senso como orientadora e pesquisadora da área de Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da FPP

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino nas Ciências da Saúde. PR, Brasil.

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe, é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008.

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

VEIGA, Bruna; GARBELINI, Maria Cecilia Da Lozzo; SANCHES, Leide da Conceição. Desafios da Educação Especial no Ensino Superior em Busca da Inclusão: Contribuições da Comunidade Acadêmica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 24–31, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p24-31. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8304. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos