Educação Ambiental no Contexto do Ensino de Química: Realidades e Perspectivas no Ensino Médio

Autores

  • Letícia de Andrade Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Cocal. PI, Brasil.
  • Warton Santos Veras Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Cocal. PI, Brasil.
  • Cleiton de Sousa Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Cocal. PI, Brasil.
  • Paulo Sérgio Araujo Sousa Universidade Federal do Delta do Parnaíba. PI, Brasil.
  • José Regilmar Teixeira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Cocal. PI, Brasil.
  • Elenice Monte Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Cocal. PI, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
A Educação Ambiental (EA) deve ser trabalhada de forma transversal em ações educativas, buscando-se desenvolver a consciência ambiental. Neste trabalho, objetivou-se verificar como a EA é abordada nos livros de Química do Ensino Médio, e como vem sendo trabalhada em escolas de Ensino Médio de município do Nordeste brasileiro. Primeiramente, realizou-se uma análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas. Posteriormente, fez-se a análise de duas coleções de livros de Química do 1° ao 3° ano, em que foram quantificados os capítulos e as abordagens sobre a EA. Com isso, constatou-se que ambas as escolas demonstram preocupação com a formação cidadã de seus alunos, porém a abordagem de temas ambientais foi concretamente identificada apenas no PPP da escola estadual. Ao analisar os livros didáticos foi possível perceber que a abordagem sobre a EA não ocorre em todos os conteúdos. Assim, constatou-se que, ambas as escolas agem conforme a legislação, tendo em vista que há abordagens sobre a temática ambiental no ambiente escolar.

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Livros Didáticos. Consciência Ambiental.

Abstract
Environmental Education (EE) must be taught in a transversal form in educational actions, aiming at the development of environmental awareness. In this work, it has been analyzed how the EE is discussed in high school Chemistry books, and it also verified how this theme is exposed in high school institutions of city in northeast of Brazil. A documental analysis of the Political Pedagogical Projects (PPPs) of these schools has been carried out and two Chemistry books collections for the 1st and 3rd year were analyzed as well, with the quantification of chapters and the references to EE. Thus, it was observed that both schools seemed to be concerned about the development of citizenship education in their students, however, the presence of environmental themes was only concretely observed in the PPP of state High School. By analyzing the textbooks, it was perceived that the discussion of EE does not occur in all the units. Therefore, it was verified that both schools act according to the law, granting that there are debates about environmental themes in the school environment.

Keywords: Political Pedagogical Project. Textbooks. Environmental Awareness.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

FERREIRA, Letícia de Andrade; VERAS , Warton Santos; BRITO , Cleiton de Sousa; SOUSA , Paulo Sérgio Araujo; SILVA , José Regilmar Teixeira da; ALVARENGA, Elenice Monte. Educação Ambiental no Contexto do Ensino de Química: Realidades e Perspectivas no Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 178–188, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8292. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos