O Esmaecimento do Componente Curricular Educação Física na Nova Matriz Curricular do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Autores

  • André Osvaldo Furtado da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano. RS, Brasil. Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. RS, Brasil.
  • Jônatas da Costa Brasil de Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano. RS, Brasil. Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
Na atual conjuntura política, educacional e social do Brasil e do Rio Grande do Sul, a instituição escola e o professorado passam por diversas alterações em suas Leis, Diretrizes e Normativas. Entre essas se destaca a Reforma do Ensino Médio, fomentada pela Lei 13.415/2017 e consolidada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse movimento de reformas educacionais repercutiu na promulgação da Portaria 289 do dia 27 de novembro de 2019, pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), que trouxe grandes mudanças para a Educação gaúcha. Assim, como metodologia deste estudo, realiza-se a análise deste documento e de documentos legislativos educacionais. Nesses são identificadas a materialização de uma lógica mercadológica na educação pública em um contexto em que componentes curriculares de caráter crítico reflexivo perdem protagonismo no currículo educacional. Neste movimento, visualiza-se um esmaecimento do componente curricular Educação Física e do seu significado no contexto educativo.

Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio. Currículo. Mercantilização do Ensino.

Abstract
In the current political, educational and social conjuncture in Brazil and Rio Grande do Sul, the school institution and the teachers undergo several changes in their Laws, Guidelines and Regulations. Among them, the High School Reform is highlighted, which is fostered by Law 13.415/2017 and consolidated by the National Curricular Common Base (BNCC). This movement, of educational reforms, had repercussions on the promulgation of Ordinance 289 of November 27th, 2019, by the Board of Education of Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), which brought major changes to Rio Grande do Sul Education. Thus, as a methodology of this study, the analysis of this document and educational legislative documents was performed. In them the materialization of a marketing logic was materialized in public education in a context in which curricular components of a critical and reflexive nature lose prominence in the educational curriculum. In this movement, a fading is visualized of the Physical Education curricular component and its meaning in the educational context.

Keywords: High School Reform. Curriculum. Commercialization of Education.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SILVA, André Osvaldo Furtado da; BORBA, Jônatas da Costa Brasil de. O Esmaecimento do Componente Curricular Educação Física na Nova Matriz Curricular do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 171–177, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8290. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos