O Reflexo da Tecnologia Digital no Âmbito Escolar

Autores

  • Claudia Lucia Landgraf Valerio IFMT Campus Octayde Jorge da Silva - Cuiabá
  • Kátia Auxiliadora de Arruda Pinto IFMT

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p265-269

Resumo

Resumo
Este artigo aborda o letramento digital, sua importância no contexto escolar e a formação de professores como meio para expandir a proximidade com a cultura digital. A pesquisa partiu da investigação em uma escola plena com intuito de verificar o comportamento dos professores em relação ao uso da tecnologia, e por isso, se reporta a entrevista realizada com o professor e gestor da Escola Plena, que irá abordar a problemática, ainda existente no contexto escolar em relação ao uso da tecnologia digital e que levou a algumas indagações caracterizando-se a pesquisa em uma abordagem qualitativa. Além da entrevista, de artigos, de livros, e de dispositivos legais, alguns questionamentos fizeram presença: de que maneira o letramento digital tem refletido na escola? Quais os desafios que são postos aos profissionais da educação em confronto com as dificuldades em adquirir recursos digitais e aplicá-los em seu contexto educacional? A partir da análise crítica da fala do diretor se entende que é necessário maior investimento na infraestrutura da escola com computadores e internet, e que os professores tenham formação para realizarem as atividades usando ferramentas digitais em suas práticas. O letramento digital está presente na escola, porém de maneira insuficiente. Diante das circunstâncias, em que a educação vem priorizando uso da tecnologia para conceber o ensino e aprendizagem dos alunos, é de suma importância que os professores, inseridos na cultura digital, obtenham habilidades e competências para uso das tecnologias digitais, possibilitando maior interação com seus alunos.

Palavras-chave: Letramento Digital. Escola. Formação de Professores.

Abstract
This article addresses digital literacy, its importance in the school context and teacher training as a means to expand its proximity to digital culture. The research started from an investigation held at an full-time school about the teachers’ behavior regarding the use of technology, and for that reason, the interview with a teacher and manager of that school will be reported, which will address the remaining problem in the school context, in relation to the use of digital technology and that led us to some inquiries characterizing the research in a qualitative approach. In addition to the interview, articles, books and legal provisions, some questions were present: how has digital literacy reflected in the school? What challenges are faced by education professionals before difficulties acquiring digital resources and applying them in their educational context? From the critical analysis of the director's speech, it is understood that it is necessary higher investment in the school's infrastructure with computers and internet signal, and that teachers need training to carry out activities using digital tools in their practices. Digital literacy is present at school but still insufficiently. Given the circumstances, in which education has prioritized the use of technology to conceive the students’ teaching-learning, it is extremely important that teachers, inserted in the digital culture, may obtain skills and competences for the use of digital technologies, allowing greater interaction with their students.

Keywords: Digital Literacy. School. Teacher Training.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

LANDGRAF VALERIO, Claudia Lucia; DE ARRUDA PINTO, Kátia Auxiliadora. O Reflexo da Tecnologia Digital no Âmbito Escolar. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 265–269, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p265-269. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8241. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos