A Formação Continuada de Professores em Tempos de TDICS: Percepções e Desafios

Autores

  • Eloy Alves Filho Universidade de Uberaba, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: Formação Docente para a Educação Básica. MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7880-176X
  • Dorcas Elizabeth Cavalcante de Souza Pereira Universidade de Uberaba, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: Formação Docente para a Educação Básica. MG, Brasil.
  • Maria Virgínia Dias de Ávila Universidade Federal de Uberlândia-UFU. MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2657-024X

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
Este artigo aborda o fenômeno da eclosão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade e a oportunidade de serem utilizadas em benefício do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. Objetiva analisar o olhar das professoras participantes sobre a formação continuada para o uso das TDIC e descrever suas percepções quanto à incorporação de TDC à prática no contexto escolar. Participaram desta pesquisa quatro professoras do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano. Os instrumentos usados para coleta de dados foram: questionários e entrevista semiestruturada. A pesquisa teve como aporte teórico Dias, Gama, Libâneo, Nóvoa, Tarfif, entre outros. Para análise dos dados coletados, opta-se pela Análise de Conteúdo, método de Bardin (2011). A análise, de natureza qualitativa, examina as narrativas coletadas nas entrevistas com as participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que os professores pesquisados, atualmente, não recebem formação continuada para o uso das TDIC. Cinquenta por cento dessas profissionais demonstraram, em suas narrativas, dificuldades básicas para utilizarem as ferramentas mais sofisticadas, em específicos as TDIC, e trazem esse fato como um grande desafio para a inserção desses recursos em suas práticas pedagógicas. Conclui-se, a partir dos relatos unânimes quanto à necessidade de formação, que as levem além das habilidades de manusear os artefatos digitais, mas que avancem no domínio das tecnologias e abram perspectivas transformadoras em suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: TDIC. Formação de Professores. Desafios.

Abstract
This article addresses the phenomenon of the emergence of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in society and the opportunity to be used for the benefit of the teaching-learning process in public schools. It aims to analyze the view of teachers participation on continuing education for the use of TDICs and describe their perceptions regarding the TDICs incorporation into practice in the school context. Four primary school teachers participated in this research - 6th to 9th grade. The instruments used for data collection were: questionnaires and semi-structured interviews. The research had as theoretical contribution Dias, Gama, Libâneo, Nóvoa, Tarfif, among others. For analysis of the collected data, it was opted for Content Analysis, method of Bardin (2011). The analysis, of a qualitative nature, examines the narratives collected in the interviews with the research participants. The results showed that the teachers surveyed currently do not receive continuing training in the use of TDICs. Fifty percent of these professionals demonstrated in their narratives basic difficulties using the most sophisticated tools, specifically TDICs, and they bring this fact as a great challenge for the insertion of these resources in their pedagogical practices. It is concluded, from the unanimous reports as to the need for training, that they take them beyond the skills of handling digital artifacts, but that advance in the field of technologies and open transforming perspectives in their pedagogical practices.

Keywords: TDICs. Teacher Training. Challenges.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

ALVES FILHO, Eloy; PEREIRA , Dorcas Elizabeth Cavalcante de Souza; ÁVILA, Maria Virgínia Dias de. A Formação Continuada de Professores em Tempos de TDICS: Percepções e Desafios. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 161–170, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8216. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos