A Racionalidade do Processo de Adoecimento Docente

Autores

  • Leandro Ferreira de Melo Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. SP, Brasil.
  • Denise De Micheli UUniversidade Federal de São Paulo, Departamento de Psicobiologia. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
A função docente exige que as atividades pedagógicas sejam desenvolvidas de forma habilidosa, para que surtam os efeitos planejados a priori. Contudo, há inúmeros fatores internos e externos ao contexto escolar que interferem em sua rotina. Em vista disso, este artigo teve como objetivo identificar e discutir – a partir de dados coletados e sistematizados com professores de todo Brasil – fatores que interferiam na rotina escolar e, consequentemente, na saúde docente. Os levantamentos de dados foram realizados por meio de um questionário com 32 questões e disponibilizados na plataforma SurveyMonkey. Alcançou-se um total de 3.077 respostas válidas entre 2017 e 2020. As análises dos dados evidenciaram que a rotina escolar pode vir a se tornar um mecanismo desencadeador de sintomas intimamente relacionados à Síndrome de Burnout, ansiedade, ao uso de álcool e tabaco. Contatou-se, ainda, que a rotina escolar, o trabalho e a saúde docente são influenciados por situações de fora do contexto escolar. Cita-se como exemplo, a falta de políticas eficazes de prevenção à saúde, de valorização da qualidade de vida e carreira docente.

Palavras-chave: Docentes. Burnout. Adoecimento. Rotina. Autoeficácia. Prevenção.

Abstract
The teaching function requires that pedagogical activities be developed in a skillful way, so that have the effects planned a priori. However, even with all efforts to develop their assignments competently, there are innumerable internal and external factors to the school context that interfere in routine, health and effectiveness teaching. Due to that, this article aims to identify and discuss – from collected and systematized data with teachers from all over Brazil - factors that interfere in the school routine, health and self-efficacy teaching as well as, triggering of symptoms related to Burnout syndrome, anxiety, alcohol and tobacco use. The data surveys, were performed through questionnaires validated in Brazil and available on the SurveyMonkey platform, totaling 3,077 answering. Thus, to assess the relationships and intensities among the variables Burnout, school routine, self-efficacy, alcohol and tobacco use in basic and higher education teachers, mathematical models, called “networks”, were created from the collected data. With these analyzes, it became evident that the school routine has been a triggering mechanism for symptoms that are related to Burnout Syndrome, the same way that depression, anxiety and use alcohol and tobacco use.

Keywords: Teachers. Burnout. Illness. Routine. Self-efficacy. Prevention.

Biografia do Autor

Leandro Ferreira de Melo, Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. SP, Brasil.

Professor da rede pública de educação do estado e município de São Paulo. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutorando no Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Ligado ao grupo de pesquisa: Centro Interdisciplinar de Estudos em Neurociência, Saúde e Educação na Adolescência. Orientadora: Profa. Dra Denise De Micheli.

Denise De Micheli, UUniversidade Federal de São Paulo, Departamento de Psicobiologia. SP, Brasil.

 Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia – UNIFESP. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos em Neurociências, Saúde e Educação na Adolescência (CIENSEA) – Diretório de Pesquisa do CNPq. Consultora do Setor Adolescência e Juventude da OMS/OPAS. E-mail: demicheli.unifesp@gmail.com

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

MELO, Leandro Ferreira de; DE MICHELI, Denise. A Racionalidade do Processo de Adoecimento Docente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 154–160, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8200. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos