Discussões Teóricas Sobre o Uso da Mídia Rádio no Contexto Escolar: o Estado da Arte

Autores

  • Feyth Jaques de Oliveira Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Erlinda Martins Batista Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n5p624-633

Resumo

Resumo
O presente trabalho analisa as produções bibliográficas pesquisadas em duas bases de dados contendo produtos científicos, sobre o uso da rádio escolar enquanto recurso tecnológico caracterizada como ferramenta histórico e social, relevante no meio educativo e para a organização docente do processo de ensino e aprendizagem na educação básica, numa linha de pensamento sociointeracionista. Originou-se no projeto intitulado: “O uso da rádio por professores e estudantes de três escolas municipais de Campo Grande – MS: uma alternativa tecnológica para o ensino de ciências”, aprovado no Programa Stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade para o Desenvolvimento da região do Pantanal – Uniderp-Anhanguera, cujo objetivo geral é analisar o uso da mídia rádio e seu papel na aprendizagem de estudantes da educação básica de três escolas municipais da cidade mencionada. Desenvolvido no método da pesquisa qualitativa, constitui-se, portanto, um trabalho de levantamento bibliográfico. As análises e discussões dos objetos científicos encontrados mostraram que no banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, foram encontrados 30 produtos científicos sobre o referido tema, e no GT – 16; Grupo de Trabalho 16: Comunicação, da Associação Nacional da Pós-graduação em Educação - ANPED; 23 trabalhos, num recorte de 2015 a 2019. Concluiu-se que, embora 53 objetos entre artigos, teses e dissertações tangenciem o uso da rádio no contexto educativo, nenhum desses investiga a mídia rádio em escolas de Campo Grande – MS. A singularidade do projeto nesse contexto o justifica.

Palavras-chave: Levantamento Bibliográfico. Educomunicação. Pesquisa Qualitativa.

Abstract
The present work analyzes the bibliographic productions researched in two databases containing scientific products, about the use of school radio as a technological resource characterized as a historical and social tool, relevant in the educational environment and for the teaching organization of the teaching and learning process in education basic, in a line of sociointeractionist thinking. It originated in the project entitled: “The use of radio by teachers and students from three municipal schools in Campo Grande - MS: a technological alternative for science teaching”, approved in the Stricto sensu Master's Program in Science and Mathematics Teaching at the University for the Development of the Pantanal region - UNIDERP-Anhanguera, whose general objective is to analyze the use of radio media and its role in the learning of basic education students from three municipal schools in the city mentioned. Developed in the method of qualitative research, it therefore constitutes, a work of bibliographic survey. The analyzes and discussions of the scientific objects found showed that in the database of journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, 30 scientific products were found on the referred topic, and in GT - 16; Working Group 16: Communication, from the National Association of Graduate Studies in Education - ANPED; 23 works, in a clipping from 2015 to 2019. It was concluded that, although 55 objects between articles, theses and dissertations affect the use of radio in the educational context, none of these investigates radio media in schools in Campo Grande - MS. The singularity of the project in this context justifies it.

Keywords: Bibliographic Survey. Educommunication. Qualitative Research.

Biografia do Autor

Feyth Jaques de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Ciências e Matemática da UNIDERP/Anhanguera.

Erlinda Martins Batista, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Membro da Comissão de Criação do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal - UNIDERP - Anhanguera.

Tutora Presencial do Curso de Pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação - DIEAD/SEDFOR/UFMS.

Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância - GINPEAD.

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Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

Artigos