Letramento crítico no ensino de língua (espanhol) experiências e reflexões em torno de uma discussão sobre o corpo no ensino médio

Autores

  • Teresinha de Jesus Pereira Lima Nalin UNIC
  • Rosemar Eurico Coenga UNIC

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p277-282

Resumo

Resumo
Este trabalho visa investigar as principais problemáticas nas práticas de letramentos no ensino de LEM–Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, e questões referentes ao corpo e suas marcas identitárias junto aos alunos do Ensino Médio da Escola Pública Estadual do município de Cuiabá/MT/Brasil, bem como seus desdobramentos na formação de leitores eficientes e críticos. Para a realização dos levantamentos dos dados da pesquisa foram usados os processos metodológicos da pesquisa-ação participante, desenvolvida com alunos de segundo ano, com os quais se aplicaram alguns métodos investigativos como: oficinas de leituras compartilhadas de duas obras de literatura juvenil, que abordam o tema, “corpo”, leitura de outros textos diversificados relacionados à problemática, aplicação de questionários, rodas de conversas, entrevistas semiestruturadas, entre outros recursos que se fizeram necessários durante os trabalhos de pesquisa. Como resultado parcial está sendo observado, até o momento, a necessidade de se intensificar trabalhos conjuntos com professores de todas as disciplinas para permitir aos estudantes do Ensino Médio aprender a usar as estratégias e ferramentas de leitura, que os auxiliem no processo de reconstrução de sentidos dos textos mais complexos, levando-os a adquirir competências efetivas de leituras, que lhes conceda as habilidades necessárias para fazer uso da linguagem em suas variadas formas, gêneros e contexto. Esperando, assim, que sejam capazes de participar, com êxito, de todas as atividades escolares a que são submetidos, inerentes a todas as disciplinas.

Palavras-chave: Letramento Crítico. Língua Espanhola. Corpo.

Abstract
This paper aiming to investigate the main problems in literacy practices in the teaching of LEM – Modern Foreign Language / Spanish. The study aims to reflect on issues related to the body and its identity marks with high school students from public school neighborhood in the city of Cuiabá, Mato Grosso state – Brazil. Therefore, the focus is on developing competent and critical readers. For conducting the data survey until now, the methodological processes were used of participatory action research developed with 2nd grade students with whom some investigative methods were applied, such as: shared reading workshops of two papers of youth literature that address the theme, “body”, reading other diverse texts related to the problem, application of questionnaires, conversation circles, semi-structured interviews, among other resources that were necessary during the research work. As a partial result, the need to intensify joint work with teachers from all the disciplines to allow high school students to learn to use reading strategies and tools to assist them in the rebuilding meanings process is being observed so far of the most complex texts, leading them to acquire effective reading skills that grant them the necessary skills to make use of language in its various forms, genres and context. Thus, expecting that they will be able to participate successfully in all school activities to which they are submitted, inherent to all subjects.

Keywords: Critical Literacy. Spanish language. Body.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

PEREIRA LIMA NALIN, Teresinha de Jesus; COENGA, Rosemar Eurico. Letramento crítico no ensino de língua (espanhol) experiências e reflexões em torno de uma discussão sobre o corpo no ensino médio . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 277–282, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p277-282. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8182. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos