Cultura Lúdica na Educação Infantil: Contributos do Letramento em Diálogo com a Sociologia da Infância

Autores

  • Loraci Verdi Lamb IUNI EDUCACIONAL S.A.
  • Rosemar Eurico Coenga Unic

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p444-453

Resumo

Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar a contribuição da Sociologia da Infância em interface com estudos do Letramento em pesquisas acadêmicas desenvolvidas no período compreendido entre 2015 a 2020. A metodologia de natureza quanti-qualitativa se consistiu em buscar nos bancos de teses e dissertações do IBICT e Capes produções acadêmicas, que se enquadram no escopo pretendido. A base teórica se encontra ancorada nas contribuições teóricas, que tematizam as culturas infantis, em particular, as contribuições teóricas acerca da infância em uma perspectiva sociológica. As pesquisas revelam que há investigações no âmbito da Sociologia da Infância, abordando diferentes perspectivas enunciadas de diversos campos do conhecimento e que as pesquisas envolvendo os dois campos, em nível nacional, parecem ser ainda incipientes ao se considerar a relevância que essa proporciona ao processo de letramento. Destaca-se, por fim, que no âmbito das questões e reflexões teórico-metodológicos constituem um desafio para os pesquisadores, que investigam as culturas e histórias tecidas pelas subjetividades lúdicas das crianças.

Palavras-chave: Infância. Perspectiva Sociológica. Ludicidade. Estado do Conhecimento. Metodologias de Pesquisa.

Abstract
The present work aims to identify the Childhood Sociology contribution in interface with Literacy studies in academic research developed between 2015 and 2020. The quantitative and qualitative methodology consisted of searching academic thesis and dissertation banks at IBICT and CAPES for academic productions that fall within the intended scope. The theoretical basis is grounded in the theoretical contributions that make children's cultures thematic, in particular, the theoretical contributions about childhood in a sociological perspective. Research reveals that there are investigations in the field of Childhood Sociology addressing different perspectives from different fields of knowledge and that research involving both fields, at the national level, that seem to be still incipient if we consider the relevance it provides to the literacy process. Finally, it is noteworthy that within the scope of theoretical and methodological questions and reflections, they are a challenge for researchers who investigate the cultures and stories woven by children's playful subjectivities.

Keywords: Childhood. Sociological Perspective. Playfulness. State of Knowledge. Research Methodologies.

Biografia do Autor

Rosemar Eurico Coenga, Unic

Rosemar Eurico Coenga. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Universidade de Cuiabá-UNIC- MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

VERDI LAMB, Loraci; COENGA, Rosemar Eurico. Cultura Lúdica na Educação Infantil: Contributos do Letramento em Diálogo com a Sociologia da Infância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 444–453, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p444-453. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8163. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos