Pesquisa-Ação: a Produção Partilhada de Conhecimento

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2010v11n1p%25p

Resumo

Este texto relata percursos de pesquisa-ação e tem a finalidade de realçar as possibilidades desta metodologia como produtora de conhecimentos partilhados. Analisa diferentes abordagens na prática da pesquisa-ação, destacando elementos para a composição de um protocolo de pesquisa na pesquisa-ação. O texto é tecido pela integração de diferentes pesquisas, com diferentes procedimentos, realçando o papel das espirais cíclicas na produção coletiva de conhecimentos. Neste processo de articulação de conhecimentos a partir de diferentes procedimentos são analisados, especialmente, a autoscopia e a escuta sensível. As investigações analisadas reiteram a importância das espirais cíclicas como procedimento fundamental para estruturar os processos cognitivos que ocorrem durante a pesquisa-ação.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-Ação: a Produção Partilhada de Conhecimento. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2010v11n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/816. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos