O Programa “Siminina” e suas Interfaces Educativas: a Cultura do Brincar em um Espaço de Ensino Não Formal

Autores

  • Dilson Cesar Leal Ribeiro Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • Rosemar Eurico Coenga Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p18-23

Resumo

Resumo
Olhar e escutar os fenômenos culturais expressos na forma de jogos, recreação e brincadeiras no espaço/tempo do programa social “Siminina”, de uma unidade do município de Cuiabá, atendendo meninas entre 6 a 14 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, sendo este um dos grandes desafios da sociedade contemporânea; e com elas promovendo atividades que contemplem o desenvolvimento humano. Tem como objetivo, identificar e analisar os sentidos e significados que estas meninas do programa dão ao brincar. Como objetivos específicos: identificar e analisar como, quando, quais, onde e em que outras condições elas brincam; observar como os jogos/brincadeiras e atividades recreativas são desenvolvidas nesse espaço de ensino não formal. A opção metodológica é a pesquisa qualitativa, estudo de caso etnográfico, tendo como instrumentos: a coleta de dados, a observação direta, e entrevistas semiestruturadas com as meninas assistidas, e, profissionais que atuam no programa. Expondo questões e contextos acerca de entendimentos sobre questão de gênero, etnia, classe social, por se tratar de um levantamento do cotidiano de adolescentes que enfrentam riscos a sua formação, programa este que tem uma proposta de impacto social e de inclusão, trazendo as distintas realidades das meninas mencionadas, e as mudanças ocorridas nos seus cotidianos e as transformações e experiências vividas ao longo da estada nas atividades desenvolvidas, e que integrações estas trazem no seu bojo.

Palavras-chave: Criança/Adolescência. Vulnerabilidade Social. Espaço não Formal. Brincar.

Abstract
Look and listen to cultural phenomena expressed in the form of games, recreation and play in the space / time of the “Siminina” social program, of a specific one in the city of Cuiabá, serving girls between 6 and 14 years of age, in a situation of social vulnerability, this being one of the great challenges of contemporary society; and with them promoting activities that contemplate human development. It aims to identify and analyze the senses and meanings that these girls in the program give when playing. As specific objectives: to identify and analyze how, when, which, where and in what other conditions they play; observe how games / games and recreational activities are developed in this non-formal teaching space. The methodological option is qualitative research, an ethnographic case study, with the following instruments: data collection, direct observation, and semi-structured interviews with the assisted girls, and professionals working in the program. Exposing issues and contexts about understandings about gender, ethnicity, social class, as it is a survey of the daily lives of adolescents who face risks in their education, a program that has a proposal for social impact and inclusion, bringing the different realities of the girls mentioned, and the changes that occurred in their daily lives and the transformations and experiences lived during the stay in the activities developed, and what integrations these bring in their core.

Keywords: Child/Adolescence. Social Vulnerability. Non-Formal Space. Playing.

Biografia do Autor

Rosemar Eurico Coenga, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

Possui graduação em Letras Habilitação Português Francês pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura pela Universidade de Brasília (2011). Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

RIBEIRO, Dilson Cesar Leal; COENGA, Rosemar Eurico. O Programa “Siminina” e suas Interfaces Educativas: a Cultura do Brincar em um Espaço de Ensino Não Formal. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 18–23, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p18-23. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8155. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos