A influência do contexto institucional no percurso escolar de crianças e adolescentes institucionalizados

Autores

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida UNIC - Universidade de Cuiabá
  • Carla Adriana Queiroz Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p238-243

Resumo

Resumo
Este trabalho reflete a pesquisa com educadores de uma instituição pública situada no município de Várzea Grande-MT, que recebem crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva. A pesquisa tem como objetivo compreender as influências dos contextos social, educativo e familiar, no percurso escolar de crianças e adolescentes institucionalizados, e refletir sobre como os educadores contribuem na reinserção familiar, escolar e cultural dos sujeitos que ali se encontram. Considera-se fundamental o histórico de vida, o percurso escolar e as relações familiares das crianças e adolescentes institucionalizados, no sentido de se compreender o perfil da clientela atendida na instituição e correlacioná-la ao perfil dos profissionais que atuam neste ambiente. Na abordagem metodológica, a pesquisa se utiliza da pesquisa documental e o grupo focal. Como resultado do estudo se espera compreender quais práticas educacionais promovem e estimulam a continuidade dos estudos dos sujeitos institucionalizados, considerando a influência dos profissionais, que atuam na referida instituição como responsáveis pela inserção escolar, familiar e social dos sujeitos.

Palavras-chave: Família. Escolarização. Institucionalização.

Abstract
This work reflects about research with educators from a public institution located in the municipality of Várzea Grande-MT who receive children and adolescents who are under protective measures. The research aims to understand the influences of social, educational and family contexts on the school path of institutionalized children and adolescents and reflect on how educators contribute to the family, school and cultural reintegration of the subjects which are inserted there. It is considered fundamental, the life history, school path and family relationships of institutionalized children and adolescents in order to understand the clientele’s profile served in the institution and correlate it with the professionals profile who work in this environment. The methodological research approach uses documentary research and the focus group. As a esult of the study, it is expected to understand which educational practices promote and stimulate the continuity of the institutionalized subjects studies, considering the professionals influence who work in that institution as responsible for the subjects' school, family and social insertion.

Keywords: Family. Schooling. Institutionalization.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de; QUEIROZ, Carla Adriana. A influência do contexto institucional no percurso escolar de crianças e adolescentes institucionalizados. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 238–243, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p238-243. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8152. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos