O Curso de Magistério “Proformação” e as Contribuições na Formação de Professores Primários em Nova Brasilândia

Autores

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
  • Ivonete Gomes Souza Ventura. Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p475-483

Resumo

Resumo
Este artigo se refere à pesquisa de Mestrado do Programa da Universidade de Cuiabá em andamento e tem como objetivo analisar o “Programa de Formação de Professores em Exercício” – Proformação, responsável pela capacitação de professores primários no Município de Nova Brasilândia, como uma modalidade de ensino a distância ofertado no período de (1999-2000). A abordagem metodológica da pesquisa histórica se ancora na vertente histórico-cultural, tendo como fontes de pesquisa os guias de estudos e cadernos dos cursistas do Proformação. Abordando os conceitos de historiadores e autores em destaque: Chartier (1990); Chervel (1990); De Certeau (1982); Julia (2001) e Tardif (2002). Os dados até aqui analisados destacam que, além de habilitar o professor no Curso de Magistério, torna-se relevante para elevar o grau de conhecimento e de competência profissional dos professores primários de Nova Brasilândia.

Palavras-chave: Formação de Professor. Ensino Primário. Proformação.

Abstract
This article refers to the Master's research of the University of Cuiabá Program in progress and aims to analyze the “In-service Teacher Training Program” - Proformação, responsible for the primary level teachers training in the Municipality of Nova Brasilândia, as a modality distance learning offered in the period (1999-2000). The methodological approach of history research is anchored in the historical-cultural aspect, having as research sources the study guides and notebooks of the PROFORMAÇÃO course participants, addressing the concepts of prominent historians and authors: Chartier (1990); Chervel (1990); De Certeau (1982); Julia (2001) and Tardif (2002). The data analyzed so far highlight that in addition to enabling the teacher in the Teaching Course, it is also relevant to raise the primary teachers’ level of knowledge and professional competence of Nova Brasilândia.

Keywords: Teacher Training. Primary Level School. Proformation.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de; VENTURA., Ivonete Gomes Souza. O Curso de Magistério “Proformação” e as Contribuições na Formação de Professores Primários em Nova Brasilândia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 475–483, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p475-483. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8150. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos